Hoje é 19 de maio de 2025 19:18

Prefeitura de Nerópolis vai desmilitarizar Escola Oscarino Caetano

Medida atende recomendação do Governo de Goiás, que se baseou em parecer do Conselho Estadual de Educação contrário às escolas militares municipais
Escola municipal de Nerópolis, que atende cerca de 600 estudantes, é uma das sete que serão desmilitarizadas em Goiás por recomendação da Seduc // Foto: Arquivo/Rede social

Atendendo a orientação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), a Escola Municipal Prof. Oscarino Caetano Rezende será desmilitarizada pela prefeitura de Nerópolis, na região metropolitana de Goiânia. A medida atende a parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE-GO) que apontou incompatibilidades legais na gestão militarizada adotada por escolas municipais.

“Com base no parecer, a Secretaria de Estado de Educação decidiu pelo encerramento da militarização de sete unidades, incluindo a de Nerópolis, priorizando uma gestão pedagógica alinhada à legislação educacional brasileira”, informou a prefeitura de Nerópolis ao NG.

A unidade escolar atende cerca de 600 estudantes.

De acordo com o Parecer nº 10/2025, aprovado em 7 de abril de 2025 por maioria pelo Pleno do Conselho Estadual de Educação, o modelo de gestão militarizada adotada por escolas municipais fere princípios constitucionais como a gestão democrática, inclusão e valorização dos profissionais da educação. O parecer, relatado pelo conselheiro Prof. Elcivan França, destaca que a gestão da escola era feita por militares da reserva sem formação específica em educação, o que viola a legislação vigente e compromete a qualidade do ensino.

Outro ponto apontado pelo Conselho é que o uso da nomenclatura “militar” na instituição induz a uma falsa associação com os Colégios Militares Estaduais, que seguem critérios legais distintos e possuem convênios oficiais com a Polícia Militar. Nesse sentido, a prática foi considerada uma violação ao Código de Defesa do Consumidor.

O parecer também criticou o modelo de gestão terceirizada para pessoas físicas e a ausência de mecanismos de participação da comunidade escolar, além dos impactos negativos sobre o desenvolvimento infantil, devido ao enfoque disciplinar rígido e hierárquico, inadequado para os anos iniciais do ensino fundamental.

Mudança será efetivada no fim do semestre

Ao PORTAL NG, a prefeitura de Nerópolis informou que o processo de desmilitarização da unidade escolar está em andamento. A escola tinha sido militarizada em 2019.

“A prefeitura está atendendo à recomendação da Secretaria Estadual de Educação, até para evitar sanções posteriores à escola”, informou o secretário Municipal de Comunicação, José Roberto.

“Eram poucos militares da reserva que trabalham na escola e o processo todo de mudança de gestão se dará agora no meio do ano, na passagem de semestre”, acrescentou o secretário.

Com a saída dos militares, a Secretaria Municipal de Educação de Nerópolis nomeará uma diretora, pedagoga, para gerir a escola. O nome ainda não está definido, informou a prefeitura.

  • Escola Municipal Gercina Borges Teixeira: município de Piranhas
  • Escola Municipal Tibúrcio Bueno de Azeredo: município de Edéia
  • Escola Municipal Profª Mariz Josué Pereira: município de Abadiânia
  • Escola Municipal Alfredo Nasser: município de Amorinópolis
  • Escola Municipal Ana Rosa de Jesus: município de Caiapônia
  • Escola Municipal Maria dos Anjos Severino Silva: município de Uruana

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta