Hoje é 21 de fevereiro de 2024 06:22
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 06:22

Prefeitura de Senador Canedo entrega reforma do PSF do Conjunto Uirapuru

Com investimentos na ordem de R$ 720 mil foram instaladas novas salas, substituídas telhas, rufos, calhas, esquadrias e revitalizado o serviço de pintura do sistema elétrico
A unidade tem capacidade para atender aproximadamente 8 mil pessoas na região // Foto: Secom Senador Canedo

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nesta sexta-feira, dia 26, a reforma do Programa Saúde da Família (PSF) do Conjunto Uirapuru. As obras de intervenção tiveram duração de 8 meses e resultaram na incorporação de novas salas, substituição de telhas, rufos, calhas, esquadrias e serviço de pintura, além da renovação completa do sistema elétrico. O investimento total na revitalização da unidade de saúde foi de R$ 720 mil.

O prefeito Fernando Pellozo falou sobre o carinho especial que tem pela comunidade do Conjunto Uirapuru e sua relação profissional e pessoal com os profissionais e membros da comunidade que ali são atendidos. “Essa reinauguração tem significado especial para mim pois era o local onde eu trabalhava antes de me tornar prefeito. Além de reformada essa unidade do PSF o atendimento foi ampliado com duas equipes que irão atender a população. Grande parte dos pacientes aqui são meus amigos e hoje me deixa feliz entregar de volta esse presente para uma comunidade que confiou a gestão desta cidade a um fisioterapeuta que aqui atuou por tantos anos”, relembrou.

O PSF Uirapuru agora conta com duas equipes médicas de estratégia, juntamente com enfermeiros e uma equipe dedicada à saúde bucal, responsáveis por atender aproximadamente 8 mil pessoas na região do Conjunto Uirapuru. Entre os serviços oferecidos à população serão realizadas consultas médicas, atendimentos odontológicos eletivos e de urgência, além dos programas da Atenção Básica conforme a Estratégia Saúde da Família.

A secretária municipal de Saúde Verônica Savatin destacou o trabalho da pasta no atendimento célere de exames, consultas e na entrega de novas reformas de bases do PSF ainda este ano no município. “Além das entregas de reformas como essa de hoje, estamos trabalhando para realizar o maior número de consultas e exames necessários para reduzir a fila de espera. Também estamos realizando mutirões de cardiologia nos finais de semana em diferentes regiões da cidade, pois esse tipo de atendimento é o que temos maior fila de espera no município neste momento. Ainda este ano estamos planejando entregar as reformas dos PSFs da Vila Galvão, Matinha e São Sebastião”, revelou.

Durante a cerimônia de inauguração, foi anunciado pelo prefeito Pellozo que a unidade fará atendimentos do Avança Saúde também com especialidades médicas para tratamentos oftalmológico, odontológico, exames rápidos para Covid, Sífilis, Hepatite e HIV, bem como a vacinação.

Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal de Senador Canedo, Anderson Gaúcho elogiou o trabalho realizado pelo prefeito na área da saúde no município. “O prefeito Fernando Pellozo tem feito um trabalho de excelência na saúde entregando um atendimento de qualidade para nosso cidadão que merece”, destacou.

Em um período um pouco superior a três anos, 13 unidades de saúde foram reformadas em Senador Canedo, incluindo a ampliação da Maternidade Aristina Cândida. Atualmente, a UPA passa por sua primeira reforma geral, com expansão de instalações e aumento da capacidade de atendimento. O programa Avança Saúde facilitou a realização de aproximadamente 1.500 cirurgias eletivas em 2023.

Moradora do Conjunto Uirapuru, Divina da Silva, falou sobre suas impressões sobre a reforma do PSF e sua impressão sobre os atendimentos de saúde na cidade.  “Eu cheguei para morar em Senador Canedo há um ano e meio vinda de Brasília. Minha família toda mora aqui agora. Temos tido bons encaminhamentos na área da saúde, eu mesmo fiz exame de glicose hoje aqui. Para a população que precisa de atendimento essa obra vai beneficiar muito. Antes era feio aqui, agora está muito bonito”, elogiou.

Compartilhar em:

Notícias em alta