A Prefeitura de Senador Canedo inaugurou nesta quarta-feira (26/06) o primeiro Centro Municipal de Castração Animal e o Centro de Acolhimento Temporário Animal (CATA), obras que, segundo o prefeito Fernando Pellozo, são um marco histórico na cidade.
“Hoje foi um dia de muita alegria para Senador Canedo, entregamos uma obra histórica na nossa cidade. É um passo importante para o manejo populacional dos cães e gatos de nossa cidade. Essa é uma obra realizada por muitas mãos para beneficiar a população de nossa cidade, que vai nos ajudar a cuidar melhor de nossos animais.”
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, como a promotora pública Dra. Marta Loyola, a Dra. Ekaterina Rivera e a médica veterinária e Presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás, Dra. Rosangela Alves, além de diversas protetoras de animais cadastradas no programa.
O novo Centro Municipal de Castração Animal foi construído graças a uma parceria entre a Prefeitura de Senador Canedo e o Ministério Público, através do programa Progredindo para a Liberdade. É equipado com ambulatório, laboratório clínico, centro cirúrgico, sala de recuperação e área administrativa. Com a castração, espera-se fazer o controle populacional e melhorar a saúde dos bichos, prevenindo a procriação indesejada e reduzindo o risco de várias doenças nos cães e gatos.
O centro tem a capacidade de realizar até 30 castrações por semana. Inicialmente, os procedimentos serão direcionados a animais de rua monitorados pela Superintendência de Bem-Estar Animal da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), seguindo as recomendações do Ministério Público.
A partir do final de outubro, o centro também atenderá animais de famílias de baixa renda e protetoras cadastradas. Para mais informações sobre o processo de castração, os interessados devem entrar em contato com a AMMA ou acompanhar as redes sociais da Prefeitura. Os primeiros procedimentos serão realizados na quinta-feira (27/06). Após a cirurgia, os animais ficarão abrigados no Centro de Acolhimento Temporário Animal (CATA), até que estejam aptos para adoção responsável ou para retornar ao seu local de origem.