Hoje é 29 de maio de 2025 05:10

Prefeitura promove Mutirão do Cadúnico no centro de Aparecida de Goiânia

Secretaria de Assistência Social quer atualizar 3 mil cadastros de famílias carentes do município até a próxima sexta-feira das 8h às 17h
Secretária Mayara Mendanha reforça a importância de manter os dados atualizados para ter acesso a programas sociais do governo federal e de Goiás // Fotos: Rodrigo Estrela

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Aparecida de Goiânia promove entre os dias 26 e 30 de maio, a 2ª edição do Mutirão do Cadastro Único. A ação será realizada no Centro Cultural José Barroso, no Residencial Village Garavelo, região central da cidade, com atendimentos gratuitos das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. De acordo com a titular da pasta, Mayara Mendanha, em entrevista ao Portal NG, “a expectativa é alcançar cerca de 600 atendimentos por dia”, declarou.

De acordo com a gestão do prefeito Leandro Vilela, o mutirão visa facilitar o acesso da população a benefícios como o Bolsa Família, garantindo a atualização ou inclusão de famílias no CadÚnico. Segundo a secretária Mayara Mendanha, o cadastro é a porta de entrada para os programas sociais e, sem ele, muitos ficam impedidos de acessar benefícios essenciais. “Na primeira edição, realizada em abril, mais de 3,2 mil famílias foram atendidas”, relembrou.

Durante o evento, a equipe da secretaria estará disponível para realizar novos cadastros, atualizar informações, alterar endereço ou renda, incluir ou excluir membros da família e emitir comprovantes. Os interessados devem levar documentos pessoais, comprovante de endereço, declaração escolar e comprovante de renda, se houver. O atendimento será por ordem de chegada, sem distribuição de senhas.

Além de garantir o acesso a programas municipais, estaduais e federais, o mutirão tem caráter preventivo, evitando que famílias percam seus benefícios por falta de atualização. “Queremos alcançar o maior número possível de pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirma a secretária. A proposta é levar cidadania e dignidade por meio da inclusão social.

A secretária revelou que planeja novas edições do mutirão em outras regiões da cidade ainda este ano. “Nossa intenção é ampliar os serviços oferecidos e implementar um formato itinerante, com todos os atendimentos da Assistência Social atendendo as pessoas em seus bairros, nas regiões mais carentes da nossa cidade. Esse projeto deve ser iniciado nas próximas semanas”, informou.

Com essa estratégia, a gestão municipal reforça o compromisso com o atendimento humanizado e descentralizado, facilitando o acesso da população aos seus direitos sociais. “Nosso objetivo é aproximar os serviços de quem mais precisa e garantir que ninguém fique de fora dos programas de apoio”, conclui Mayara Mendanha.

Confira a lista de documentos e atendimentos do mutirão

Documentos necessários para o atendimento:

(Levar os documentos de todos os membros da família)

* RG e CPF

* Comprovante de endereço atualizado

* Declaração escolar (para crianças e adolescentes)

* Comprovante de renda, se houver

Atendimentos disponíveis:

* Novo cadastro no CadÚnico

* Atualização de dados cadastrais

* Inclusão ou exclusão de membros da família

* Alteração de endereço ou renda

* Emissão de comprovantes

* Encaminhamento para programas sociais como o Bolsa Família

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta