Hoje é 23 de abril de 2024 00:51
Hoje é 23 de abril de 2024 00:51

Prefeituras de Goiás realizam campanhas de multivacinação

Ação tem como objetivo atualizar o cartão de vacinas de crianças e adolescentes com até 15 anos de idade e protegê-los contra doenças, como paralisia infantil, febre amarela, sarampo, caxumba, gripe, entre outras
Prefeituras realizam Dia D para conscientizar a população sobre a importância da vacinação | Fotos: Secom

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, neste sábado (7/10), das 8h às 17h, a Campanha Nacional de Multivacinação. O Zé Gotinha também participa da ação para conscientizar os pais e os responsáveis sobre a importância do Dia D. A vacinação acontece em 65 salas de unidades de saúde da capital.

“A presença do Zé Gotinha, personagem querido por crianças e adultos, é uma estratégia para sensibilizar a sociedade sobre a importância da vacinação. A prevenção de doenças deve ser um compromisso de todos e as vacinas têm um papel importante fundamental para esse objetivo”, pontuou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

A presença do personagem criado em 1986 para a campanha de vacinação contra o vírus causador da poliomielite tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da atualização do cartão de vacinas de crianças e adolescentes com até 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Um dos pontos a serem visitados pelo icônico personagem é a Praça da Matriz de Campinas, que reúne um grande número de pessoas, além de escolas municipais e unidades particulares, Centros Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams), Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e o Centro de Saúde da Família da Vila Mutirão.

Prefeitura de Aparecida realiza campanha de multivacinação em 35 postos

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) continua com a Campanha de Multivacinação até dia 14 de outubro. O foco é imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. No total, são 35 postos fixos que funcionam de segunda a sexta-feira e disponibilizam 17 vacinas. A Campanha ainda terá um Dia D neste sábado (7/10).

“A Campanha de Multivacinação é um momento de reunir esforços para sensibilizar a população sobre a importância de proteger nossas crianças e adolescentes contra tantas doenças para as quais já existem vacinas. Durante todo o ano trabalhamos para imunizar nossa comunidade e durante essas duas semanas de campanha fortalecemos esse trabalho. Por isso, não percam a oportunidade!”, enfatizou a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

A Campanha de Multivacinação oferece proteção contra doenças como paralisia infantil, febre amarela, sarampo, caxumba, gripe e covid-19. São ofertadas as seguintes vacinas: Hepatite B; Rotavírus; Vip; Vop; Pentavalente; DTP; DT; Pneumo 10; Meningo C; Meningo ACWY; Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite A; HPV; Influenza; Pfizer baby; e Pfizer pediátrica.

Ao chegar nos postos com documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinação, os profissionais avaliam e administram as vacinas necessárias para cada um. “Além das crianças e adolescentes, toda família também pode aproveitar e atualizar seu esquema vacinal”, lembra Renata Cordeiro.

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h.

Senador Canedo realiza campanha de multivacinação

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a Campanha de Multivacinação. A ação acontece até o dia 14 de outubro e contará com um “Dia D”, marcado para este sábado (7/10). No total, 12 unidades de saúde do município estarão atendendo a população das 8h às 17h.

As unidades de saúde de Senador Canedo que participarão do Dia D, são: UBS da Vila São João, UBS Estrela do Sul, UBS Jardim Liberdade , UBS Vila Matinha, UBS Vargem Bonita¸UBS Santa Rosa, UBS Jardim Canedo I, UBS Jardim Canedo III, UBS Boa Vista, UBS Jardim Todos os Santos, UBS Paraíso e UBS Prado.

A multivacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Senador Canedo, de segunda a sexta-feira, proporcionando fácil acesso aos pais e responsáveis para garantir que suas crianças e adolescentes estejam com as vacinas atualizadas.

As vacinas disponibilizadas seguirão o calendário nacional de vacinação, sendo administradas de acordo com a faixa etária das crianças e adolescentes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

A Superintendente de Vigilância em Saúde de Senador Canedo, Flávia Régia, destacou a importância da participação ativa da comunidade nessa campanha.

“A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e proteger a saúde de nossas crianças e adolescentes. Manter o calendário de vacinação em dia é fundamental para garantir a imunização contra diversas enfermidades”, afirmou.

Anápolis realiza Dia D da Campanha de Multivacinação

Para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, por meio do calendário nacional de imunização, a Prefeitura de Anápolis realiza, neste sábado (7/10), o Dia D da vacinação para menores de 15 anos. O município disponibiliza 45 unidades de saúde, que funcionam das 8h às 16h.

A meta é imunizar durante toda a campanha 95% do público alvo. Vale lembrar, que durante toda a programação, estarão sendo disponibilizadas os 16 tipos de vacinas que compõem o Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Fazer essa atualização da caderneta de vacina é de grande importância e é uma forma de impossibilitar o retorno de doenças transmissíveis, atualmente controladas ou até mesmo erradicadas. Esse cuidado com os nossos pequenos não afeta apenas a vida deles, mas a saúde de toda a comunidade”, frisou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Mirlene Garcia.

Compartilhar em:

Notícias em alta