Hoje é 8 de janeiro de 2025 00:00

Pró-Atleta abre inscrições com 600 bolsas esportivas em Goiás

Programa gerenciado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer oferece bolsas para os atletas locais divididos em três categorias conforme previsão de edital
Em 2024, o esportista Yan Cleuber foi um dos 600 bolsistas do Pró-Atleta que receberam 12 parcelas ao longo do ano // Foto: Mantovani Fernandes/Seel

O programa Pró-Atleta, principal iniciativa de fomento ao esporte de alto rendimento em Goiás, está com inscrições abertas para 2025. Gerido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o programa oferece 600 bolsas mensais de R$ 250 a R$ 750 para atletas locais em três categorias. As inscrições, realizadas via sistema Proat, estão abertas até o dia 10 de janeiro de 2025.

A lista preliminar dos selecionados será divulgada em 17 de janeiro no site da Secretaria de Esportes, com prazo para recursos até 21 deste mês. Os nomes definitivos dos contemplados serão publicados no Diário Oficial do Estado no dia 24, e a assinatura do termo de adesão ocorrerá entre 27 e 31 de janeiro.  

Para se inscrever, o atleta deve ter pelo menos 8 anos e figurar nos rankings estaduais de federações esportivas atendidas pelo programa. A Seel analisa os rankings enviados pelas federações para garantir que os critérios sejam respeitados e que atletas destacados tenham acesso ao benefício. O Pró-Atleta segue como ferramenta estratégica para fortalecer o esporte goiano e ampliar conquistas nacionais e internacionais.

Em 2024, os 600 bolsistas do Pró-Atleta receberam 12 parcelas ao longo do ano, sendo duas pagas em novembro. O secretário Rudson Guerra ressaltou o impacto do programa no desenvolvimento de atletas goianos e reafirmou o compromisso de manter o suporte em 2025. Ele destacou o objetivo de ampliar a representatividade de Goiás nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles. “Nosso objetivo como secretaria é levar atletas goianos ao topo do esporte brasileiro e contamos com o Pró-Atleta para auxiliar neste crescimento”, evidenciou Rudson. 

O taekwondista Yan Cleuber (foto), bolsista do programa, destacou a relevância do apoio financeiro para sua rotina esportiva, que incluiu competições internacionais em 2024. “O programa é fundamental para o nosso planejamento esportivo, não só durante as competições, mas também no dia a dia”, disse Yan. Atletas como Raiza Goulão, que disputou os Jogos Olímpicos de Paris no mountain bike, e as paralímpicas Ádria Jesus, Nurya Almeida e Pâmela Pereira, semifinalistas no vôlei sentado, também figuram entre os destaques do programa.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta