Uma recém-nascida de aproximadamente sete dias, segundo informações do Corpo de Bombeiros de Goiás, foi encontrada abandonada dentro de um saco plástico debaixo de uma árvore ao lado de uma praça na Rua EF-15, no Residencial Eli Forte, em Goiânia, na tarde de domingo (29/12). A criança foi resgatada pela dona de casa Sirlene Augusto de Campos, que acionou moradores para prestar auxílio.
“É o costume que tenho de trazer meus netos aqui na pracinha, eu vinha trazendo eles, quando escutei o choro. Pensei que era gatinho, aí vim ver e entrei em desespero”, contou Sirlene em entrevista a um telejornal da capital.
A gerente Silmara de Oliveira, que também estava presente no momento em que Sirlene Campos encontrou a recém-nascida, amamentou a criança antes da chegada das equipes de resgate. Após os primeiros atendimentos, que incluíram limpeza e avaliação de sinais vitais, a bebê foi encaminhada à Maternidade Municipal de Aparecida de Goiânia, no Setor Garavelo, onde está internada sob cuidados médicos.
“Na hora que vi ela ali, chorando, eu a coloquei no colo, ficou quietinha, mamou e chegou a dormir no meu colo. Estava com muita fome e mamou nos dois peitos”, relatou Silmara também entrevista a um telejornal.
O Conselho Tutelar foi acionado e acompanha o caso para definir os próximos encaminhamentos legais. A Polícia Civil de Goiás irá investigar as circunstâncias do abandono e buscar identificar os responsáveis. As autoridades destacaram a mobilização dos moradores, que foi essencial para garantir a segurança da recém-nascida até a chegada do resgate. A investigação segue em andamento.
Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia para atualizar o estado de saúde da bebê encontrada na capital, porém, até a publicação desta matéria ainda não havíamos recebido retorno. O espaço fica aberto para atualização desta informação bem como sobre a identificação da criança.