Começaram na manhã desta terça-feira (27/5) as obras de reforma do Terminal Osvaldo Augustinho Cardoso, em Senador Canedo, fundamental para o transporte coletivo da cidade da região metropolitana de Goiânia. O terminal é o último do sistema BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera) a ser contemplado pelo projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), com investimentos do Estado, prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira e concessionárias que exploram o serviço.
O evento contou com a presença do prefeito Fernando Pellozo (UB), do presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Guimarães Ulhôa, do subsecretário estadual de Transportes, Miguel Ângelo Princenotti, e outras autoridades locais.
Com investimento de R$ 8 milhões, a obra vai reformar completamente a estrutura do terminal, que recebe cerca de 11 mil pessoas diariamente.
“Essa melhoria terá um impacto muito positivo para a cidade. E é muito especial que, bem na semana do aniversário da cidade, a gente comece mais essa reforma importante para Senador Canedo”, destacou Fernando Pellozo.

“Quando assumimos a gestão, a cidade contava com cinco linhas internas; hoje são dez. Fizemos uma reforma inicial, depois a administração passou para a Rede Mob, e agora o terminal será totalmente modernizado. A população já percebeu avanços nos ônibus e abrigos e sentirá essa transformação no terminal”, completou o prefeito, ao pontuar que a mobilidade urbana é prioridade no município.
A obra será realizada em etapas, garantindo que o terminal funcione normalmente durante todo o período, evitando transtornos aos usuários. Entre as melhorias previstas estão novos banheiros públicos com acessibilidade, sanitário familiar, salas para a Guarda, administração e fiscalização, além de espaços para os funcionários, como refeitório e banheiros internos.
O terminal também receberá sala de tecnologias, gerador, central de resíduos e usina de energia solar. Os acessos serão modernizados com bloqueio eletrônico, sistema de som, câmeras de segurança e painéis digitais com informações para os usuários.
‘Meia tarifa quase dobrou número de usuários’
A Prefeitura de Senador Canedo destaca que a modernização do Terminal Osvaldo Augustinho Cardoso, prevista para ser concluída em dezembro, representa um avanço significativo na mobilidade urbana, fortalecendo o município como referência em transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia.
A prefeitura informou que desde 2021 a gestão do prefeito Fernando Pellozo tem investido no transporte público de Senador Canedo.
“A meia tarifa quase dobrou o número de usuários, que passou de 132 mil em 2021 para mais de 223 mil em 2024. A Tarifa Zero está em implantação, novas linhas foram criadas e mais de 30 abrigos foram instalados, totalizando mais de 500 pontos de ônibus”, informou a prefeitura em nota.
‘Vai melhorar a mobilidade e qualidade de vida da população’
O presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, ressaltou a importância da modernização do terminal para o transporte coletivo de Senador Canedo e Eixo Anhanguera.
“Essa reforma é necessária. Com essa modernização, o transporte ficará mais eficiente e organizado”, afirmou.
“A partir de janeiro teremos na região metropolitana um dos melhores transportes públicos do país”, acrescentou, citando utilização de veículos elétricos e outras tecnologias.

O subsecretário estadual de Transportes, Miguel Ângelo Princenotti, também destacou o papel estratégico da cidade e o compromisso do governo com a mobilidade.
“Senador Canedo é uma cidade estratégica, e essa obra demonstra o investimento do Governo para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população da região”, disse.
Ao portal NG, o usuário Ugney Borges disse que a reforma é bem-vinda: “É importante as pessoas terem um local para embarcar e esperar os ônibus”.
A também usuária do transporte coletivo Marcela Pereira comemorou as melhorias anunciadas.
“É muito bom ver essas mudanças chegando para a gente. Estou muito feliz e agradecida”, declarou.