Hoje é 22 de fevereiro de 2024 04:12
Hoje é 22 de fevereiro de 2024 04:12

​Rogério Cruz entrega obra para acabar com alagamentos no Bairro Goiá

Com investimento de R$ 2,2 milhões, prefeitura de Goiânia atende antiga reivindicação da região ao ampliar rede de drenagem nas imediações da ponte sobre o Córrego Taquaral, na Avenida Padre Monte
Prefeito Rogério Cruz entrega ampliação da rede de drenagem urbana e pavimentação da Avenida Padre Monte: “Nosso cuidado é sempre pensando no cidadão” // Fotos: Jackson Rodrigues

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), entregou na tarde desta quinta-feira (28/12) a obra de ampliação da rede de drenagem urbana e pavimentação da Avenida Padre Monte, no Bairro Goiá, no trecho da ponte sobre o Córrego Taquaral. O trabalho atende a uma antiga reivindicação da população da região, por conta dos alagamentos em época de chuva.

Para solucionar o problema e conter o processo erosivo embaixo da ponte, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) investiu R$ 2,2 milhões na construção de 1,1 km de tubulações, colocação de 58 bocas de lobo e 13 poços de visita.

Em entrevista à imprensa, o prefeito disse que a gestão tem tido o cuidado necessário com as vias públicas de Goiânia, de olho em eventuais problemas que ocorrem com a chegada do período chuvoso.

“Nosso cuidado é sempre pensando no cidadão, e temos visto nos últimos dias chuvas cada vez mais intensas. É o caso aqui da obra que a prefeitura executou, de ampliação da rede de drenagem, para evitar alagamentos”, disse.

“Aqui no local foi feito serviço de drenagem muito importante para a região, porque, em dias de chuva, a água desce com muita força, impedindo o tráfego de veículos”, acrescentou Rogério.

Além do trabalho no Bairro Goiá, o prefeito citou obras de drenagem em execução por vários bairros da Capital, como pavimentação e drenagem ainda em andamento na Avenida H, no Jardim Goiás, para acabar com o ponto de alagamento no local. Os trabalhos devem ser concluídos até o início de fevereiro.

Intervenções só acontecem pela determinação do prefeito

Evento contou com participação de secretários e do deputado estadual Clécio Alves (camisa branca)

Presente no ato de entrega das obras no Bairro Goiá o secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira (à dir., na foto), disse acreditar que, com a conclusão do trabalho, não haverá mais alagamentos no local, assim como em outras regiões da cidade onde a prefeitura já concluiu os serviços de drenagem.

“Trata-se de um marco histórico, porque, nos últimos 20 anos, não tivemos essa quantidade de intervenções de drenagem urbana, que só estão acontecendo pelo empenho e determinação do prefeito Rogério”, pontuou.

Dos 99 pontos de alagamento identificados no início da atual gestão, segundo a prefeitura mais de 70 já receberam algum tipo de intervenção da Secretaria de Infraestrutura. O prefeito Rogério reafirma que as intervenções são importantes e necessárias para a cidade, ainda que essas obras subterrâneas não sejam tão lembradas.

Em fevereiro de 2023, a prefeitura assinou com a Universidade Federal de Goiás um convênio para elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), que servirá de guia para as políticas públicas para a área.

Há muitos anos a gente reivindicava essa obra

Comerciante no Bairro Goiá há 28 anos, Juraci de Sousa Moreira elogia a ação da prefeitura em resolver o problema de drenagem na Avenida Padre Monte. Ele disse ser testemunha de que o local não registrou alagamento com as fortes chuvas de quarta-feira (27/12).

“Há muitos anos a gente reivindicava essa obra de drenagem aqui nessa parte do Bairro Goiá, que agora foi concluída, e surtiu efeito, porque não houve alagamento com as chuvas”, afirmou.

O morador José Oliveira, que também tem um estabelecimento comercial no bairro, agradeceu ao prefeito Rogério pela obra.

“Estamos satisfeitos com o serviço que foi feito aqui, porque era muito sofrimento para quem mora nessa parte do Bairro Goiá, nos últimos 20 anos. Agora estamos todos aliviados em saber que não haverá mais transtornos na nossa região”, disse.

Compartilhar em:

Notícias em alta