Hoje é 21 de fevereiro de 2024 06:02
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 06:02

Rogério Cruz lidera maior ação de plantio de árvores na história de Goiânia

90 mil mudas de árvores foram plantadas na manhã desta quarta-feira (22/11) em uma área de preservação ambiental, no Jardins do Cerrado 4, com o objetivo de recuperar espaço utilizado para descarte irregular de resíduos
Rogério Cruz, prefeito de Goiânia: “Temos o interesse em levar qualidade de vida e dignidade a todos os cantos de Goiânia // Fotos: Jackson Rodrigues

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) liderou, na manhã desta quarta-feira (22/11), a maior iniciativa de plantio de árvores já realizada em Goiânia. Denominada ArborizaGyn 3.0, a ação teve como resultado o plantio simultâneo de 90 mil mudas de árvores em uma área de preservação ambiental, localizada na Avenida Rainha dos Lagos, no Jardins do Cerrado 4. O plantio contou com a participação de equipes da prefeitura, moradores da Região Oeste e parceiros como a Saneago e o Shopping Flamboyant.

Liderado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), o evento teve como objetivo recuperar uma área que era utilizada para descarte irregular de resíduos. O prefeito Rogério destacou a importância da ação no processo de revitalização da área de preservação ambiental, demonstrando o compromisso da gestão em fortalecer o título de Goiânia como a capital mais verde do Brasil. Desde 2021, a Prefeitura de Goiânia plantou 382.792 mudas de árvores em todas as regiões da Capital.

“Nós temos o interesse em levar qualidade de vida e dignidade a todos os cantos de Goiânia. A região do Jardins do Cerrado, por exemplo, ficou esquecida pelo poder público, e desde o início da nossa gestão, nós temos investido bastante aqui. Trazer o ArborizaGyn 3.0 para cá é motivo de muito orgulho, pois estamos recuperando uma área totalmente degradada”, afirmou o prefeito.

Rogério revelou, ainda, o desejo de tornar Goiânia a cidade mais verde do mundo e enfatizou as ações já realizadas pela gestão.

“Revitalizamos mais de 350 praças, entregamos à população da cidade sete novos parques, além dos lançamentos de programas, como o ArborizaGyn e o Disque-Árvore, que reforçam o compromisso ambiental da nossa administração”, enumerou o prefeito da Capital, que possui 94 metros quadrados de área verde por habitante, conforme estabelecido pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Durante o plantio, foram utilizadas mudas de árvores nativas do Cerrado, como ipês e pequizeiros, além de espécies como jatobá, cagaita, guapeva, sombreiro, angico, aroeira e mangaba. O presidente da Amma, Luan Alves, destacou que a escolha da área foi estratégica, visando recuperar um local anteriormente degradado que era utilizado irregularmente para descarte de lixo.

“As 90 mil mudas plantadas buscam requalificar a área e restaurar a sua natureza original, além de contribuir para a drenagem da água da chuva no solo, a recomposição do lençol freático e melhorias na sensação térmica da região”, citou Luan Alves, ao ressaltar que as mudas plantadas foram preparadas especialmente para o ArborizaGyn, com mais de um metro e meio de altura para facilitar a sobrevivência das espécies escolhidas.

Apoio

Durante o discurso de lançamento da ação, Rogério Cruz fez um pedido à população da região e destacou a importância do engajamento na preservação do local: “Precisamos que vocês, moradores dos Jardins do Cerrado, nos auxiliem nessa jornada, que é manter e preservar o local da melhor maneira possível, e sem degradação. Contamos com vocês”.

Moradores do bairro demonstraram entusiasmo com o projeto. Como é o caso da Guiomar Filha, que reside no Jardins do Cerrado há 15 anos, e expressou a esperança de que o ArborizaGyn contribua para a valorização da região.

“Esse projeto é a realização de um sonho e representa mais benefícios para a nossa região. Valoriza nossos imóveis e garante mais qualidade de vida para nós moradores”, conta.

Luciene da Silva também mora no Jardins do Cerrado e conta que aguardava muito por um projeto ambiental na área.

“Além da beleza que o local agora vai nos proporcionar, nós teremos, ainda, um local bem cuidado para fazer caminhada e contemplar o verde. A Prefeitura de Goiânia está de parabéns com esse plantio de 90 mil árvores”, comemorou a moradora, que auxiliou no plantio de três mudas. “Quero vê-las crescer”, diz.

Compartilhar em:

Notícias em alta