Hoje é 4 de janeiro de 2025 10:59

Sandro Mabel, vice-prefeita e vereadores de Goiânia são empossados

Prefeito da capital adiantou primeiras ações que serão tomadas de imediato em diferentes áreas como saúde, mobilidade e limpeza urbana
Sandro Mabel exibe documento de posse no cargo de prefeito, em sessão solene da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira no Centro de Cultura e Eventos da UFG // Fotos: Alex Malheiros e Wildes Barbosa/Divulgação

A Câmara Municipal de Goiânia realizou na tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, sessão solene de posse do prefeito Sandro Mabel (UB), da vice-prefeita Cláudia Lira (Avante) e dos 37 vereadores eleitos em outubro. A cerimônia foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

Prestigiaram o evento o senador Jorge Kajuru (PSB) e os deputados federais Ismael Alexandrino (PSD) e Marussa Boldrin (MDB), além de representantes do Legislativo Estadual, como os deputados Virmondes Cruvinel (UB), Clécio Alves (Republicanos) e Lincoln Tejota (UB). Governador em exercício, Daniel Vilela (MDB) representou Ronaldo Caiado (UB), que está de férias e não compareceu à cerimônia. Agora ex-prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD) não compareceu à solenidade e não enviou representante.

Ao falar com a imprensa, antes da solenidade, Mabel anunciou primeiras medidas que serão tomadas nos 100 dias iniciais de sua gestão, como emissão de uma série de decretos para reajustar e reorganizar a prefeitura da capital. Entre as primeiras medidas da gestão, que de acordo com ele, será realizado um mutirão já no próximo sábado e domingo.

“Tem muitos atos que iremos fazer, mas sobretudo amanhã nós estamos soltando uma série de decretos que mexe com a economia, com disposições, uma série de coisas que precisam ser arrumadas na Prefeitura. Então, nós estamos soltando uma dezena de decretos que irão dar uma disciplinada nesse assunto e irão dar o tom que o governo pretende dar”, disse.

“[Podem esperar] Trabalho, muito trabalho, trabalho sério, no ritmo que eu trabalho, que é acelerado”, completou.

Ele projetou que, nos 60 primeiros dias, a prefeitura conseguirá reorganizar a saúde, melhorar a mobilidade urbana e readequar as novas administrações.

“Iremos fazer na segunda-feira (6) a abertura de todos os corredores de ônibus para as motocicletas andarem. Na semana que vem iremos abrir também uma série de conversões à direita. Não aquelas com sinal fechado, mas conversões que não tem razão de ter sinaleiro nela. Nós vamos dar uma limpada boa nisso”, adiantou.

Ele também garantiu medidas pontuais para melhorar a saúde da capital, com atendimento do serviço pediátrico nos Cais (Centros de Atendimento Integrados) e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

“Eu tinha falado em 100 dias, eu estou falando em 60, mas o secretário da Saúde está falando em 30. Então, eu estou mais conservador do que ele. Mas estamos com a equipe pronta para colocar a funcionar. Funcionar com o médico, funcionar com o remédio, funcionar com a telemedicina. Enfim, nós vamos colocar a cidade de pé”, frisou o novo prefeito.

Vamos tomar medidas que não agradarão a todos’

Ainda durante a coletiva de imprensa, Sandro Mabel ressaltou que o primeiro ano será muito difícil, “um primeiro ano duro”. Sobre os problemas de Goiânia, Mabel afirmou que “serão tempos difíceis” e que tomará medidas que “não irão agradar a todos, mas a maioria”. E citou mudanças no trânsito que precisam ser implementadas, mas que levam tempo.

“Tem licitações, tem uma série de coisas, mas nós vamos botar quente nisso daqui. Eu estou muito animado, estou muito entusiasmado, estou com muita vontade. Vou trabalhar até o último dia de mandato” reforçou.

Ele ainda indicou que medidas de contenção de gasto devem gerar caixa para a prefeitura investir a partir de 2026.

“Nós vamos fazer muita economia para que a gente possa fazer no ano de 2026 começar a investir R$ 1 bilhão por ano na cidade de Goiânia”, projetou.

De 37 vereadores, 23 foram reeleitos

Antes da posse do novo prefeito e vice, os 37 vereadores eleitos foram empossados, em sessão da Câmara Municipal. Vereador mais longevo da Câmara de Goiânia, Anselmo Pereira (MDB), que foi eleito para o 11° mandato, afirmou que o prefeito “é a grande esperança desses próximos quatro anos”.

Na sessão solene também foi formalmente instalada a 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Goiânia, correspondente ao período de exercício dos mandatos dos eleitos – 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028. O novo período de quatro anos é o primeiro após a ampliação do número de parlamentares da capital de 35 para 37 vereadores.

Dos 37 vereadores empossados, 23 foram reeleitos e 14 são novatos ou ocuparam a função em momentos anteriores. Entre os partidos, o MDB tem a maior bancada, com oito vereadores, seguido pelo PL, com quatro. PT, PRD, União Brasil e Solidariedade terão três vereadores cada. PSDB, Republicanos, PRTB e PP terão, cada um, dois parlamentares. PDT, DC, Podemos, Agir e Avante ocuparão, cada um, uma vaga na Câmara.

Lista dos vereadores empossados

Major Vitor Hugo (PL)

Edward Madureira (PT)

Romário Policarpo (PRD)

Aava Santiago (PSDB)

Sargento Novandir (MDB)

Geverson Abel (Republicanos)

Henrique Alves (MDB)

Pedro Azulão Jr. (MDB)

Igor Franco (MDB)

Anselmo Pereira (MDB)

Lucas Kitão (UB)

Isaías Ribeiro (Republicanos)

Kátia Maria (PT)

Fabrício Rosa (PT)

Oséias Varão (PL)

Luan Alves (MDB)

Ronilson Reis (Solidariedade)

Bruno Diniz (MDB)

Juarez Lopes (PDT)

Lucas Vergílio (MDB)

Cabo Senna (PRD)

Wellington Bessa (DC)

Léia Klebia (Podemos)

Tião Peixoto (PSDB)

Coronel Urzêda (PL)

Willian Veloso (PL)

Rose Cruvinel (UB)

Léo José (Solidariedade)

Denício Trindade (UB)

Welton Lemos (Solidariedade)

Markim Goyá (PRD)

Dr. Gustavo (Agir)

Thialu Guiotti (Avante)

William do Armazém Silva (PRTB)

Heyler Leão (PP)

Daniela da Gilka (PRTB)

Sanches da Federal (PP)

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta