Hoje é 25 de fevereiro de 2025 13:00

Programa Saúde em Movimento oferece exames gratuitos em Caldas Novas

Confira a lista de especialidades que serão oferecidas para atendimento à comunidade, os horários e local onde comparecer para ser atendido
“É só chegar, retirar a senha e aguardar. Estou muito feliz por trazer esse programa para Caldas Novas”, diz vereadora que organiza evento

O Programa Saúde em Movimento chega a Caldas Novas na quarta-feira (26/2), oferecendo exames de ultrassonografia gratuitos no Ginásio Municipal, na Rua Dr. Ciro Palmerston, 1044 – Centro. A iniciativa é uma parceria da vereadora Cristiane da Cruz (PDT) com a deputada federal Flávia Morais e o deputado estadual Dr. George Morais, ambos seus correligionários de sigla. De acordo com a vereadora, que exerce seu primeiro mandato eletivo, a ação busca ampliar o acesso da população a exames essenciais para a saúde.

De acordo com informações dos organizadores, a retirada de senhas para atendimentos ocorrerá das 5h às 7h da manhã, sem necessidade de pedido médico. “É só chegar, retirar a senha e aguardar. Estou muito feliz por trazer esse programa para Caldas Novas. Em parceria com Flávia e Dr. George, vamos ajudar muitas pessoas com esses exames”, afirmou a vereadora.  

Serão oferecidos exames como tireoide, mama, endovaginal, obstétrica 5D, abdome superior, próstata, bolsa escrotal e hérnia. Cristiane disponibilizou o WhatsApp de seu gabinete para informações: (64) 99204-7004. “O número está à disposição para esclarecer qualquer dúvida da população”, disse a parlamentar.  

Com forte atuação na área da saúde, Cristiane tem recebido avaliações positivas da população pelos projetos desenvolvidos no município. A vereadora reafirma seu compromisso em continuar trabalhando para melhorar o acesso aos serviços de saúde na cidade.

Secretaria de Estado da Saúde faz alerta para uso indiscriminado de medicamentos

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alerta para o aumento dos casos de intoxicação por medicamentos no estado, que cresceram 70% entre 2020 e 2024. Dados do Ministério da Saúde mostram que, nesse período, foram registrados 18.568 casos de intoxicação por remédios, ficando atrás apenas dos acidentes com animais peçonhentos. Especialistas apontam que o uso excessivo de psicofármacos, como calmantes e antidepressivos, tem relação com o aumento dos transtornos mentais na população.  

A superintendente de Vigilância Sanitária da SES-GO, Eliane Rodrigues, destacou que a facilidade na aquisição de medicamentos controlados contribui para o problema. A fiscalização ocorre por meio da rastreabilidade das receitas médicas, mas o comércio ilegal ainda preocupa. Para reforçar o controle, a Anvisa lançou o Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), que criará um banco único nacional para monitorar a prescrição de remédios controlados.  

O estado também investe na ampliação da Rede de Atenção Psicossocial, com novos CAPS e leitos de saúde mental. Além disso, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) opera 24 horas para orientar casos de intoxicação pelo telefone 0800 646 4350. A SES-GO reforça a importância de evitar a automedicação e buscar acompanhamento médico para tratar transtornos mentais de forma segura.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta