Hoje é 21 de fevereiro de 2024 13:24
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 13:24

Sebrae Goiás realiza mais de 540 mil atendimentos aos empreendedores goianos em 2023

Trabalho da entidade atende pequenos e microempreendedores nos 246 municípios e mais de 600 distritos e povoados estimulando a formalização para geração de emprego e renda
Diretoria do Sebrae Goiás recebeu à imprensa nesta manhã para fazer um balanço da entidade neste ano e as projeções para 2024 // Foto: Sílvio Simões

A redução da informalidade a partir da estruturação de negócios que geram impacto real na economia, empregos e o empoderamento econômico de empreendedores e seus colaboradores são alguns dos pilares de atuação do Sebrae Goiás, que em coletiva de imprensa realizada nesta manhã (12/12) em sua sede no Setor Bueno, informou que no ano de 2023 realizou em todo o estado mais de 540 mil atendimentos.

Durante o evento, a diretoria do Sebrae Goiás também divulgou alguns números importantes que ratificam o cenário de inovação e competitividade vivido pelo mercado local que contribuem para o desenvolvimento regional. De janeiro a dezembro deste ano foram gerados cerca de 56,3 mil empregos formais pelas mais de 819 mil pequenas e microempresas instaladas no nosso estado e que representam 35% do Produto Interno Bruto empresarial gerado para nosso ente federativo.

“O trabalho do Sebrae tem se expandido a cada ano e isso se traduz na transformação que nós promovemos no apoio às pequenas e microempresas. Nossos indicadores mostram os resultados deste trabalho no incremento da receita, redução da inadimplência, aumento da geração de emprego e a formalização destes empreendimentos. Tudo isso tem colaborado com a economia do nosso estado”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Ainda na perspectiva da inovação dados do Sebrae Goiás demonstram que 82% das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) lançaram ao menos um produto inovador neste ano, e que 83% implementaram alguma inovação organizacional. A expectativa projetada pela diretoria é que o Sebrae Goiás realize até 2026 cerca de 2 milhões de atendimentos às MPES do estado.

“Entendemos que a tecnologia e a inovação são propulsores dos pequenos negócios. Elas vêm para reduzir custos e aumentar a receita destes negócios. Diante disso o Sebrae Goiás irá incentivar cada vez mais a adoção dessas ferramentas em 2024 para que nossas empresas estejam cada vez mais alinhadas ao que é feito no Brasil e no exterior. Nossa Escola de Negócios oferece cursos presenciais e à distância para ensinar sobre o uso dessas ferramentas e os nossos consultores irão oferecer as soluções para aprimorar o ambiente e o plano de negócios destes empreendedores”, ressaltou o diretor-técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa.

Ampliação dos atendimentos em mais de 50% de 2022 para 2023

Diretoria apresentou números dos atendimentos realizados no ano de 2023 aos jornalistas

Outro parâmetro que chama a atenção no balanço apresentado deste ano diz respeito ao faturamento, investimento e dívidas com empréstimos. O acumulado do primeiro e segundo semestre deste ano revela um crescimento de 45% no faturamento desses empreendimentos que em contrapartida reduziram seu endividamento por empréstimos em 43%. Com mais recursos em caixa, em média 48% dos empreendedores que gerem esses negócios conseguiram fazer investimentos em seus negócios neste período.

“Ampliamos nossos atendimentos em mais de 50% de 2022 para 2023, o que é um progresso que fizemos no atendimento aos nossos micro e pequenos empreendedores de Goiás, o que nos faz uma das entidades mais atuantes no Brasil. O nosso atendimento traz resultados práticos para essas pessoas, especialmente nos 246 municípios e nos mais de 600 distritos e povoados que são desassistidos por outras instituições, mas que tem presença do Sebrae. Emprego, renda e qualidade de vida continuarão sendo nosso foco nas consultorias realizadas em 2024”, declarou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás e presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner.

Durante a apresentação, a diretoria do Sebrae Goiás também falou sobre suas parcerias institucionais com governos de diferentes esferas e destacou a promoção de eventos que fomentam a diversidade no empreendedorismo como Expo Favela 2023, GO Jovem, Delas Mulher de Negócios, Projeto Moda Comunidade Calunga.

Projetos do Sebrae Goiás para o ano de 2024

Os diretores do Sebrae Goiás também revelaram os principais eixos norteadores das ações que serão realizadas pela entidade no próximo ano. Serão três os principais pilares de atuação junto aos empreendedores: 1) Ampliação do empreendedorismo transformador; ​2)Prosperidade dos territórios e biomas impulsionada por ecossistemas de negócios​; e 3) Governança e Estado Empreendedor por um Ambiente de Negócios Atrativo​.

“A expectativa é que nós do Sebrae Goiás continuemos apoiando os novos empreendedores de Goiás, de modo que possamos auxiliar em melhorias em seus negócios. Nosso trabalho está à disposição para colaborar aqueles que já tocam seus negócios como aqueles que querem abrir um novo empreendimento”, declarou o  diretor-superintendente, Antônio Carlos.

Compartilhar em:

Notícias em alta