Hoje é 18 de junho de 2024 07:03
Hoje é 18 de junho de 2024 07:03

Secretaria de Mobilidade implementa conversão à direita livre em três pontos de Goiânia

Motoristas poderão virar desde que não haja a travessia de pedestres em cruzamentos das Avenidas Anhanguera com Raposo Tavares, Perimetral com Noroeste e Goiás Norte com Oeste
Alterações no Art. 44-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permitiram a mudança nas vias da capital // Foto: Ascom SMM

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), anunciou ontem (09/01) a implementação da conversão à direita livre em três pontos da Capital. Os cruzamentos da Avenida Anhanguera com Raposo Tavares, no Bairro Capuava; Avenida Perimetral com Avenida Noroeste, no Nova Esperança; e Avenida Goiás Norte com Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário, serão os primeiros locais a receberem as alterações no projeto que visa melhorias no escoamento do trânsito na capital. A mudança entra em vigor nesta quarta-feira (10/01).

A Lei 14.071/20, em vigor desde abril de 2021, adicionou o Art. 44-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permitindo a conversão à direita mesmo quando o semáforo estiver vermelho, desde que haja sinalização indicando tal permissão.

O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, destaca que o objetivo é melhorar a fluidez no trânsito e evitar retenções. Todos os pontos estão devidamente sinalizados com placas indicativas ao condutor.

A equipe de engenharia analisou a viabilidade da implantação, considerando a geometria e circulação dos cruzamentos, visibilidade dos pedestres, possíveis conflitos, fluxos opostos, tempos semaforizados, demanda de passagem de pedestres e intensidade de fluxo nas pistas.

“Assim como em qualquer outro cruzamento, os motoristas devem estar atentos à movimentação das pistas e às placas, que indicarão claramente onde a conversão poderá ser feita”, explica o titular da Mobilidade.

Compartilhar em:

Notícias em alta