Uma semana após assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Cynara Mathias entregou o cargo nesta quarta-feira (4/12). A informação da saída dela, ainda não confirmada pela prefeitura da capital, circulou no Paço Municipal na manhã desta quarta-feira.
Servidora pública efetiva há 25 anos, Cynara Mathias assumiu o cargo no lugar do médico Wilson Pollara após ele ser preso no dia 27 de novembro em uma operação do Ministério Público, junto com mais dois integrantes do alto escalão da secretaria. A Operação Comorbidade investiga irregularidades na Saúde da capital.
O motivo da saída de Cynara, que é odontopediatra e sanitarista, seria a pressão para reverter a crise enfrentada pela saúde municipal. Integrantes da equipe de Cynara Mathias também entregaram os cargos.
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da prefeitura ainda não divulgou comunicado sobre a saída da secretária.
Mabel diz que vê saída ‘com preocupação’
Informado sobre a decisão de Cynara Mathias no começo da tarde desta quarta-feira (4/12), o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), disse em nota que vê a saída da secretária de Saúde e de sua equipe “com preocupação”. Ele afirmou que, de imediato, iniciou articulações para que as medidas tomadas junto à atual gestão municipal na Saúde da capital possam ser mantidas.
Ele cita como exemplo a retomada de serviços importantes que passaram a ser realizados neste período, como o funcionamento das salas vermelhas dos Cais e das Upas, o que garante encaminhamento de pacientes que necessitam de UTIs para as vagas disponíveis.
Sandro Mabel destaca que a saúde continua sendo prioridade de sua gestão e que segue se dedicando para auxiliar na solução dos problemas.