Hoje é 18 de abril de 2025 21:57

Semana em Goiás será de calor com pancadas de chuva

Defesa Civil alerta para cuidados necessários durante tempestades, como não estacionar perto de árvores e nem enfrentar áreas inundadas
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, existe o risco de tempestades em todo o estado, com possibilidade de granizo na região sul // Foto: Portal NG

A segunda semana de fevereiro será marcada por sol, variação de nebulosidade e temperaturas elevadas no estado, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Apesar do calor, a umidade favorece pancadas de chuva em várias regiões, com risco de tempestades isoladas acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas.

Para esta terça-feira (11/2), o órgão alerta para tempestades isoladas, com previsão de até 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia de chuva e ventos que podem atingir 50 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso semelhante, de perigo potencial para todo o estado, válido de segunda (10/2) até terça-feira (11/2). A previsão inclui chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes de 40 a 60 km/h.

Outro alerta do Inmet, publicado às 12h desta segunda-feira (10/2), destaca risco maior na parte sul de Goiás, onde pode ocorrer queda de granizo, além de chuvas intensas e ventos fortes.

No decorrer da semana, as temperaturas máximas no norte e oeste do estado podem chegar a 36°C e as mínimas, a 22°C. No sul e sudoeste, os termômetros vão de 19°C a 33°C ao longo do dia, sendo que, na parte central do estado, a amplitude térmica vai de 19°C até 34°C. Já na parte leste, as temperaturas ficam entre 17°C e 33°C. Todas as regiões terão períodos de sol e nebulosidade, com pancadas de chuva e possibilidade de tempestades isoladas.

Defesa Civil alerta para cuidados durante tempestades

Com base nas previsões de chuva forte e possibilidade de tempestade, o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, destaca medidas de segurança que devem ser adotadas pelas pessoas.

“É fundamental que os moradores evitem áreas alagadas, não estacionem veículos sob árvores e permaneçam em locais seguros durante as tempestades”, destaca.

O coordenador alerta ainda que, ao perceber sinais de alagamento, é necessário procurar um local elevado e seguro. Segundo Robledo, a Prefeitura de Goiânia mantém monitoramento contínuo das áreas de risco, e a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 153, em casos de perigo iminente, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193, para auxiliar em emergências.

Cadastro para alertas meteorológicos

Para ampliar a segurança, a Defesa Civil incentiva os moradores a se cadastrarem para receber avisos meteorológicos por SMS, WhatsApp ou Telegram.

  • Por SMS: enviar uma mensagem para 40199 com o CEP do endereço desejado e confirmar o cadastro.
  • Por WhatsApp: enviar uma mensagem para (61) 2034-4611, aceitar os termos de uso e compartilhar a localização.
  • Por Telegram: acessar “Defesa Civil Alerta” e compartilhar a localização para receber notificações.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta