A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) aponta que a semana será marcada por variações entre sol e nebulosidade, com chuvas irregulares e isoladas em várias regiões do estado. A combinação de calor e umidade aumenta a possibilidade de tempestades, rajadas de vento, raios e, eventualmente, granizo.
O Instituto Nacional de Meteorologia, em informativo sobre o tempo no outono, destaca que a estação deve ter a prevalência de chuvas em grande parte do território nacional. No entanto, essa é a estação de transição para o período de estiagem na região Centro-Oeste, o que indica que teremos cada vez menos chuvas.
Conforme o prognóstico do Cimehgo para a semana, todo o estado deve apresentar essa variação entre sol e nebulosidade. Nas regiões Norte e Oeste, as temperaturas devem permanecer entre 22°C e 35°C. No Sudoeste e Sul, as mínimas ficam próximas a 19°C e as máximas a 32°C. Nas cidades do Centro do estado, as mínimas marcam 19°C nos momentos mais frios do dia e 33°C nos mais quentes. Já no Leste, os termômetros ficam entre 17°C e 34°C.
Em entrevista, o gerente do Cimehgo, André Amorim, explicou o fenômeno que tem causado chuvas intensas em Goiás.
“É a combinação calor-umidade. Temos muita umidade na atmosfera, e a nebulosidade vem da região norte, o que favorece as chuvas intensas aqui em Goiás”, explicou.
Ele também destacou que as chuvas continuarão até o final da semana e que, até o momento, não se tem previsões de ondas de calor para Goiás.
“Apesar das temperaturas observadas, não temos previsão de ondas de calor por enquanto. As chuvas para o outono serão irregulares, mas dentro da média climatológica, com alguns locais recebendo um pouco menos de precipitação”, acrescentou.