Hoje é 30 de abril de 2025 13:25

Senador Canedo inaugura clínica referência no atendimento ao autismo

Espaço abriga a 1ª sala multissensorial da Rede TEIA no Brasil, um ambiente terapêutico equipado com estímulos de luz, som, texturas e movimentos
Ao todo, 120 crianças serão atendidas mensalmente, com mais de 4 mil sessões terapêuticas com neuropediatras, psicólogos entre outros // Fotos: Xande Manso

A Prefeitura de Senador Canedo inaugurou nesta terça-feira (29/4) a maior clínica do estado de Goiás voltada ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo informações da gestão do prefeito Fernando Pellozo. A nova unidade da Rede TEIA, foi construída e será gerenciada em parceria com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir). O novo espaço conta com 17 consultórios, equipe multidisciplinar e estrutura inédita no Brasil. Entre os destaques estão a primeira sala multissensorial da rede e um ambulatório exclusivo para mães atípicas, oferecendo suporte emocional e assistencial.

A clínica terá capacidade para atender até 120 crianças por mês, com mais de quatro mil sessões terapêuticas realizadas por especialistas como neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, de acordo com informações dos gestores. Representando a Agir, Lucas Paula da Silva celebrou o pioneirismo da unidade. “Estamos fazendo história ao acolher não só as crianças, mas também as mães, com respeito e suporte concreto”, declarou.

A clínica atenderá crianças de até sete anos com foco em intervenções precoces, aumentando as chances de evolução nas áreas cognitiva, social e de comunicação. O município é o quinto de Goiás a receber uma unidade da Rede TEIA, consolidando a política pública como uma referência estadual. O acesso à unidade será feito por regulação da Secretaria Municipal de Saúde, após avaliação clínica. A titular da pasta da Saúde, Verônica Savatin reforçou que o município já planeja ampliar os atendimentos. “Quando assumi a pasta, o primeiro pedido do prefeito foi a criação dessa clínica. E hoje, graças à parceria com a Agir e à equipe da Rede TEIA, conseguimos entregar essa estrutura. E vamos além: em breve, teremos um projeto para atender crianças com mais de 8 anos. Ninguém ficará de fora”, garantiu.”

Pellozo: “Estamos oferecendo o melhor atendimento e tratamento para as crianças autistas”

Presente durante a inauguração, a reportagem do Portal NG ouviu o prefeito Fernando Pellozo que destacou o compromisso da gestão com a inclusão. “É um sonho realizado poder atender nossas crianças com autismo e dar suporte às suas famílias com uma equipe  interdisciplinar altamente treinada e capacitada com o que temos de melhor e mais moderno. Quero agradecer ao senador Jorge Kajuru pelas emendas parlamentares, à Câmara Municipal, ao Conselho Municipal de Saúde e à Agir. Investiremos cerca de R$ 250 mil por mês para manter essa clínica ativa e atendendo com qualidade. Para todos nós em Senador Canedo é uma missão cumprida essa inauguração aqui hoje”, evidenciou.

Também em entrevista ao NG, a vice-prefeita de Senador Canedo, Salma Bahia, que tem anos de trabalho na área da inclusão no município falou sobre a relevância da inauguração da nova clínica pela gestão municipal. “É fantástico ter em nosso município a gestão da Agir que irá atender nossas crianças com uma equipe multifuncional. Sou fundadora da Pestalozzi aqui na cidade e há 15 anos realizamos esse trabalho voluntário aqui no município em defesa e atendimento aos direitos das pessoas com deficiência aqui e é emocionante e gratificante termos apoiadores e fomentadores de iniciativas como a da construção dessa clínica inaugurada”, enalteceu.

A primeira-dama de Senador Canedo, Simone Assis, falou sobre os desafios das famílias que precisam de atendimento especializado. “Essa pauta é muito relevante e recente. E eu como mãe de filhos atípicos sei da luta que essas mães que aqui serão atendidas não terão mais em termos de informação, apoio e atendimento. Teremos profissionais qualificados para atender, apoiar e cuidar dessas crianças e famílias”, destacou. O representante da Agir, Lucas Paula, relembrou o histórico das tratativas que viabilizaram a inauguração da clínica. “Essa clínica é fundamentada em três pilares: cuidado com as crianças, acolhimento das famílias e cuidadores e a inclusão social e educacional para que as crianças possam ter uma vida o mais normal possível”, comentou.

A inauguração emocionou os presentes e foi marcada por depoimentos de mães que veem na clínica uma nova esperança para o desenvolvimento dos filhos. “Essa clínica representa tudo que os meus filhos precisam, pois se fosse para nossa família pagar por esse tratamento que eles vão ter aqui, nós não conseguiríamos, estamos muito felizes com esse trabalho que nos dará uma vida melhor”, disse Luciana de Araújo à reportagem do Portal NG.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta