Hoje é 15 de abril de 2024 03:25
Hoje é 15 de abril de 2024 03:25

Sesi Jardim Planalto é destaque na formação acadêmica, profissional e esportiva em Goiânia

Com 40 anos de serviço prestado, unidade tem hoje na direção um ex-aluno trabalhando na formação de novos estudantes e direcionamento profissional para os jovens
Rogério Viana, diretor do Sesi Jardim Planalto: “Pela minha experiência de ter estudado aqui, eu fiz uma escolha, me tornar professor de educação física” // Foto: NG

Com 13 unidades em todo o Estado de Goiás, as escolas do Sesi (Serviço Social da Indústria) são responsáveis pela formação acadêmica, direcionamento profissional e esportivo de milhares de goianos há mais de meio século. A unidade Jardim Planalto, com 40 anos de atuação, tem sido destaque na formação educacional e, hoje, conta, em sua direção, com o ex-aluno, Rogério Viana, professor de educação física, que está no comando do Sesi Jardim Planalto há 10 anos.

Tendo chegado à unidade ainda no ensino primário e também passando pela iniciação esportiva, judô e voleibol, o diretor pontua que sua experiência vivida no Sesi foi fundamental para ele escolher a carreira de professor.

Rogério Viana, ex-aluno e atual diretor da unidade Sesi Planalto

“Cheguei na escola no ensino primário, depois pratiquei judô e voleibol. Pela experiência que tive nesse período, fiz uma escolha, ser professor de educação física”, conta o diretor.

Ao retornar à unidade, já como profissional de educação, Rogério Viana foi contratado como supervisor de esportes. Logo depois, ingressou na parte administrativa e, em seguida, assumiu a direção da unidade.

“Comecei a trabalhar aqui como supervisor de esportes, depois fui convidado a assumir uma função administrativa e, há 10 anos, tenho a honra em dizer que sou diretor da escola que comecei a estudar”, diz, emocionado, o diretor.

A rede de ensino do Sesi em Goiás possui hoje cerca de 9.500 alunos matriculados do primeiro do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Além das aulas de ensino regular com disciplinas curriculares como português, história, matemática, geografia entre outras, as unidades também proporcionam atividades interdisciplinares como robótica, educação financeira, artes, dança, música e iniciação esportiva de várias modalidades.

‘Ganho conhecimento cada vez mais todos os dias aqui’

Em destaque, alunas da Turma de Robótica do Sesi Jardim Planalto, por exemplo, integram times que participam de campeonatos do segmento, nacionais e internacionais, e já acumulam premiações.

“Alunos que estão na robótica aprendem uma noção do mercado de trabalho. Nós temos contatos com empresários, e isso vai nos ajudar nesse ramo de atuação e também para nossa vida”, salienta Mariana Silva, aluna da Turma de Robótica do Sesi Jardim Planalto.

“Eu me descobri nesse curso e nunca havia imaginado que com apenas 16 anos viajaria para fora do país, e ainda com total apoio da escola. Ganho conhecimento cada vez mais todos os dias aqui”, conta Heloísa Rodrigues, aluna e membro da equipe de robótica do Sesi/GO nas competições.

Ex-aluno da unidade, Celso Lobo conta que estudar ou praticar esportes no Sesi tem sido repassado por gerações.

“Tenho duas filhas fazendo natação aqui, e uma também já estudando na unidade. Acabei voltando e também estou na equipe de natação agora, junto com minhas filhas”, conta Celso Lobo.

Veja reportagem completa, em audiovisual, no canal do Portal NG no YouTube, clique aqui.

Saiba Mais

O Sesi Goiás possui 13 unidades de ensino de educação básica (escolas), que se encontram nas cidades de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Crixás, Catalão, Itumbiara, Niquelândia e Rio Verde.

O atendimento nas Escolas Sesi Goiás destina-se prioritariamente aos trabalhadores e filhos de trabalhadores da indústria. As vagas remanescentes podem ser ofertadas à comunidade em geral, de acordo com as diretrizes internas da instituição.

Pré-requisito para ser aluno

De acordo com as vagas disponíveis e políticas internas definidas previamente, apresentar a documentação completa, no ato da inscrição e matrícula.

Para o 1º ano do ensino fundamental, o aluno deve estar com 6 anos completos, até o dia 31 de março do ano em curso, salvo em casos de excepcionalidade comprovados, conforme legislação vigente.

Para se informar melhor sobre todas as atividades das escolas Sesi em todo o Estado e saber como matricular seu filho(a), acesse o site da instituição: https://sesigoias.com.br/  
_______________________________ //________________________________

*Reportagem escrita pelos jornalistas Manoel Messias Rodrigues, Rogério Luiz Abreu, com produção de Felipe Fulquim e Vinícius Portugal e imagens de César Henrique

Compartilhar em:

Notícias em alta