A siamesa que foi separada em hospital de Goiânia Valentina piorou, na noite deste domingo (15/1), e o quadro evoluiu para gravíssimo, segundo o boletim médico. Apesar do estado em que se encontra, o boletim médico explicou que ela ficou estável após os novos procedimentos feitos pela equipe.
De acordo com o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), Valentina passou por uma broncoscopia de urgência após ter piora na ventilação mecânica e, com isso, teve melhora na capacidade respiratória.
Neste domingo, Valentina também teve febre e os médicos precisaram aumentar a quantidade de medicamentos para melhora do controle da pressão arterial.
Já a irmã, Heloá, segue em estado grave e estável, além de estar em desmame da sedação para acordar.
As irmãs Valentina e Heloá estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ainda respiram por meio de aparelhos. Elas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias e passaram por cirurgia de separação de corpos na quarta-feira (11/1).
Na sexta-feira (13/1), o cirurgião pediatra Zacharias Calil explicou que Heloá, que é a gêmea de menor estatura, apresentava um melhor estado de recuperação.
No mesmo dia, as gêmeas voltaram a se alimentar pelas veias. O médico, que coordenou a equipe de profissionais que fez o procedimento cirúrgico, também ressaltou que o objetivo é que com a alimentação intravenosa o organismo das gêmeas seja fortalecido para que elas possam passar por outra cirurgia.
A próxima cirurgia é de “aproximação da pele e enxerto” e deve fechar a região abdominal.