Hoje é 17 de abril de 2025 22:45

Terreno limpo pela prefeitura volta a ser alvo de descarte de lixo em Aparecida

Segundo Secretaria de Desenvolvimento Urbano, município gasta mais de R$ 1,5 milhão por mês para limpar pontos clandestinos de depósito de rejeitos
Prefeito pede que população denuncie casos como esse, anotando placas e nomes de empresas para que providências possam ser tomadas // Rodrigo Estrela

Um terreno no setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, que havia sido limpo na semana anterior voltou a ser alvo de descarte irregular de lixo e entulho. Na última quinta-feira (20/2), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, visitou a área e pediu a ajuda da população para denunciar práticas inadequadas.

“A Prefeitura limpou aqui há poucos dias e já jogaram lixo de novo. Tem isopor, gesso, tijolos, tudo indicando que são empresas que estão descartando de forma errada. Precisamos da ajuda da população. Quem vir, denuncie. Anote a placa, o nome da empresa, para podermos aplicar multa e tomar as providências”, afirmou o prefeito.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), o município gasta mais de R$ 1,5 milhão por mês apenas para limpar pontos clandestinos de descarte. A cidade de Aparecida de Goiânia possui mais de 40 locais de descarte irregular, dos quais 30 já foram limpos pela prefeitura. No entanto, a maioria voltou a apresentar acúmulo de resíduos indevidos.

“Esse dinheiro podia estar sendo investido em saúde, educação, obras, mas estamos gastando para limpar lixo que não deveria estar aqui”, ressaltou Vilela.

Em resposta a isso, a Operação Aparecida Limpa, conduzida pelas secretarias de Meio Ambiente, Segurança Pública e Desenvolvimento Urbano, intensificou a fiscalização desses espaços. No setor Buriti Sereno, especificamente na Avenida Princesa Isabel, a operação flagrou cinco ocorrências de descarte irregular somente na última semana. Apenas nesse local, foram recolhidas 775 toneladas de lixo e entulho.

Nos primeiros 50 dias da atual gestão, a SDU já retirou das ruas da cidade 38,6 mil toneladas de lixo e 13 mil toneladas de entulho. Para realizar esse trabalho, a prefeitura mobiliza diariamente cinco pás carregadeiras, cinco bobcats, 20 caminhões e equipes especializadas na remoção e limpeza.

Vilela, no entanto, reforça que esse trabalho necessita da colaboração das pessoas para que as áreas limpas não voltem a ser alvo de descarte irregular de lixo.

“Estamos fazendo nossa parte, mas precisamos da colaboração da população. Não jogue lixo em áreas irregulares e denuncie quem fizer”, alertou Vilela.

A prefeitura informa que denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas pelos telefones (62) 3238-7243 e (62) 98459-1661, além do contato da Guarda Civil Municipal pelo número 153.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta