Hoje é 22 de novembro de 2024 05:31

Ultraprocessados representam a maior parte da alimentação dos brasileiros, segundo pesquisa

Um estudo conduzido pela VR ressalta que a carne bovina representa aproximadamente 10% do total gasto por compra

Com a aproximação do Dia da Saúde e Nutrição, a VR realizou um estudo revelador sobre os hábitos alimentares dos trabalhadores brasileiros, destacando uma preocupante tendência: os ultraprocessados representam a maior parte da alimentação do país. Segundo a pesquisa, esses alimentos altamente processados correspondem a 22% das compras, seguidos por frutas, legumes e verduras com 19%, e leites e iogurtes com 13%.

O levantamento também revela que, em média, 10% do valor gasto por compra é destinado à carne bovina, com um custo aproximado de R$ 126, distribuído em 16 itens diversos. Em seguida, aparecem o frango, representando 6,8% do gasto, e os ovos com 2,8%. Entre os hortifrutis, a banana lidera com 8,6% do valor total pago, seguida pela cebola com 7,1% e a batata com 6,5%.

Quando se trata do volume de itens alimentares adquiridos, os mais comprados são pães (19%), biscoitos (17%), refrigerantes (14%), leite (11,7%), chocolate (10,9%) e snacks e salgadinhos (10,5%). Estes números evidenciam uma preferência por alimentos processados e industrializados, que muitas vezes são associados a uma alimentação menos saudável.

O estudo da VR, realizado por meio do cadastramento de notas fiscais no SuperAPP, revela padrões de consumo preocupantes, mas também oferece soluções. O programa de cashback da VR, que retorna uma porcentagem do valor gasto diretamente para a carteira do cliente no aplicativo, visa incentivar escolhas mais saudáveis. Além disso, sorteios semanais e mensais proporcionam oportunidades adicionais para os usuários.

Cássio Carvalho, diretor-executivo da VR Shopping, destaca o compromisso da empresa em impactar positivamente a vida dos trabalhadores, oferecendo não apenas benefícios financeiros, mas também suporte e informações para escolhas alimentares mais saudáveis. “Temos o compromisso de impactar positiva e socialmente a vida do trabalhador e, nesse contexto, criamos programas que contribuem para aumentar seu poder de compra, como cashback, uma das soluções da VR Shopping. Por meio desses programas, damos suporte com conteúdos informativos para que o trabalhador possa fazer escolhas mais saudáveis”.

Sobre a VR

A VR é um ecossistema que atua colaborativamente para melhorar a jornada do trabalhador, da hora que ele acorda até a hora que vai dormir. Para gerar um impacto social positivo, a VR possui seis unidades de negócio especializadas em mobilidade, gestão de RH, marketplaces e ofertas, estabelecimentos comerciais, serviços financeiros e benefícios em alimentação, que valorizam, simplificam e facilitam a relação entre empregadores e trabalhadores.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta