Hoje é 19 de julho de 2024 20:54
Hoje é 19 de julho de 2024 20:54

Vacinas da dengue começam a ser distribuídas e aplicadas nas cidades goianas

Confira o esquema vacinal preparado pela Prefeitura de Goiânia e definido pelo Governo de Goiás nas cidades com maior demanda. Crianças de 10 e 11 anos serão atendidas como prioridade nesta primeira campanha
Os municípios que receberam as doses foram orientados a aplica-lás simultaneamente para evitar migrações entre cidades em busca do imunizante

O Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, recebeu 72.818 doses da vacina contra a dengue (Qdenga) na última quinta-feira (8/02) e concluiu a distribuição para as regionais de todas as doses na sexta-feira. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, 51 municípios goianos das regionais Central (26) e Centro-Sul (25) serão atendidos.

A estratégia, definida em conjunto com secretários municipais de saúde, a SES e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems), é que os 51 municípios iniciem simultaneamente a vacinação para evitar a migração de pessoas de uma cidade para outra em busca da imunização. Além disso, alguns municípios ainda estão finalizando a capacitação das equipes para receber e utilizar a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde espera receber mais 36 mil doses na próxima quarta-feira.

Conforme destacado pela superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, todas as decisões foram tomadas em conjunto. “Todos esses critérios foram elencados pelos municípios, discutidos e colocados em votação. Foi tudo consensual para que começássemos na quinta-feira. Inclusive, muitos iniciarão a vacinação em escolas, orientação do Ministério da Saúde, pois essa faixa etária está na escola, e lá é possível acompanhar e dar seguimento à imunização, que consiste em duas doses”, destacou a superintendente Flúvia Amorim.

As vacinas começaram a ser aplicadas nas crianças de 10 e 11 anos a partir da próxima quinta-feira

Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu 34.234 doses da vacina Qdenga na manhã desta sexta-feira (9/2). Cada frasco contém uma dose de 0,5ml. A vacinação, conforme determinação do Ministério da Saúde e acordo com o Conselho Estadual de Secretaria Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) e Governo Estadual, terá início na quinta-feira (15/2) e será direcionada para crianças de 10 e 11 anos.

O prefeito Rogério Cruz, presente durante a chegada das doses ao Departamento de Imunização, destacou a importância do momento para a população, especialmente para as crianças que poderão ser vacinadas. A quantidade de vacina recebida é suficiente para atender todas as crianças de Goiânia nessa faixa etária, de acordo com dados do IBGE, totalizando 34.234 crianças, sendo 17.156 com 10 anos e 17.078 com 11 anos.

A Qdenga estará disponível em todas as 72 salas de vacina do município. Para a imunização, é necessário apresentar documento com foto e caderneta de vacinação, com as crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis. A vacina, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda, é uma vacina viva atenuada aprovada pela Anvisa em março de 2023, composta pelos quatro sorotipos vivos do vírus da dengue (DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4), sem proteção contra Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Compartilhar em:

Notícias em alta