Hoje é 18 de junho de 2024 05:28
Hoje é 18 de junho de 2024 05:28

Veja como funcionam serviços públicos durante o feriado prolongado

Estado e prefeitura de Goiânia decretaram ponto facultativo na sexta-feira; serviços indispensáveis funcionam em sistema de plantão
Serviços essenciais como saúde, policiamento, Corpo de Bombeiros, arrecadação e fiscalização funcionam 24 horas durante feriado prolongado de Corpus Christi // Foto: Arquivo/Pref. Anápolis

O Governo de Goiás decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (31/05), após o feriado nacional de Corpus Christi. De acordo com o decreto nº 10.463, além da quinta-feira (30/05), dedicada à celebração católica, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais na sexta-feira subsequente.

Na Prefeitura de Goiânia, conforme o decreto nº 2.147, de 23 de maio, o ponto também será facultativo nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta da capital na sexta-feira, dia 31.

Tanto no âmbito estadual quanto municipal, serviços essenciais como saúde, policiamento, Corpo de Bombeiros, arrecadação e fiscalização continuarão funcionando em regime de plantão.

Confira a seguir como será o funcionamento dos principais órgãos e unidades do Governo de Goiás e da Prefeitura de Goiânia:

Órgãos do estado

Vapt Vupt

As unidades Vapt Vupt em todo o estado não terão atendimento nos dias 30 e 31 de maio (quinta e sexta-feira). As agências que possuem expediente aos sábados, em Goiânia e Aparecida de Goiânia, não abrirão no dia 1º de junho. Todas as unidades retomam o expediente normal na segunda-feira (03/06).

AGR

A Agência Goiana de Regulação (AGR) vai manter o atendimento pelos seus canais eletrônicos (e-mail: ouvidoria@agr.go.gov.br e site: www.agr.go.gov.br/ouvidoria) durante o feriado. O atendimento será pleno a partir de 8h de segunda-feira, de forma presencial e pelos canais de whatsapp 62 98480 7353 ou pela central 0800 704 3200 (saneamento e transporte) e 0800 727 0167 (energia). Equipes de fiscalização estão nas estradas para coibir o transporte irregular de passageiros.

Detran

O Detran informa que estará fechado nos dias 30 e 31. As atividades serão retomadas normalmente na próxima segunda-feira. O Vapt Vupt Padrão do Detran-GO atende somente serviços da autarquia de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os agendamentos podem ser feitos pelo site do Detran (goias.gov.br/Detran) ou aplicativo Detran GO ON.

Saneago

A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) vai manter os trabalhos operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, funciona 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site www.saneago.com.br.

Procon

Não haverá expediente na sede do Procon Goiás na quinta e na sexta-feira. Os atendimentos presencial e do Disque-Denúncia, feito pelo número 151, retornam na segunda-feira. Durante o feriado, os consumidores poderão registrar suas reclamações pela internet, por meio da plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

Órgãos do município de Goiânia

Assim como nos órgãos do estado, na sexta-feira (31/5) o ponto será facultativo nos órgãos e entidades da prefeitura de Goiânia // Foto: Secom

Comurg

Os serviços de varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes seguem sem interrupção, assim como os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos e de remoção de entulhos e manutenção nas praças.

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde da capital que funcionam 24 horas, conforme classificação de risco e com priorização das situações mais graves. Unidades de saúde 24 horas: Cais Amendoeiras, Cais Bairro Goiá, Cais Campinas, Cais Cândida de Morais, Cais Vila Nova, Cais Finsocial, Ciams Novo Horizonte, Ciams Urias Magalhães, UPA Novo Mundo, UPA Dr. Paulo de Siqueira, UPA Itaipu, UPA Maria Perillo, UPA Dr. Domingos Viggiano (no Jardim América), e Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc.

Também fazem parte da rede 24 horas o Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), Maternidade Nascer Cidadão (MNC), Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e o Samu, que atende situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas. O serviço pode ser acionado pelo 192 e conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Haverá ainda vacinação em três locais: Centro Municipal de Vacinação (CMV), Ciams Dr. Domingos Viggiano e Ciams Urias Magalhães. A sala de vacina do Ciams Novo Horizonte está temporariamente fechada para reforma.

O município oferta ainda testagem para Covid-19. Locais de horários podem ser consultado no site www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/

Centro de Zoonoses

O Centro de Vigilância em Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130. O serviço se destina às situações ligadas aos animais que estejam causando algum risco à saúde do homem, como animais agressivos.

Em caso de mordida, a pessoa deve se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima para que seja avaliada a necessidade de receber a vacina antirrábica.

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-2690.

Central de Óbitos

A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são as Casas de Acolhidas – CAC I (62)992078306 e CAC II (62) 992077758, o SOS Criança e Complexo 24 Horas (62)992067271.

GCM

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, também continua sendo feita pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).

Vale destacar que na GCM os serviços não sofrem alteração em decorrência de feriados e somente o setor administrativo trabalha por escala em datas especiais.

Transporte coletivo

Conforme a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), no dia 30/5, quinta-feira, os ônibus vão operar com planilha horária de feriado, com 3.469 viagens. No dia 31/5, sexta-feira, a frota vai operar com planilha horária de férias, com 7.122 viagens.

A CMTC recomenda aos passageiros da RMTC que utilizem o aplicativo SiMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

Atende Fácil

Com o feriado desta semana, os interessados em usufruir dos diversos atendimentos oferecidos nas unidades do Atende Fácil na capital podem voltar a contar com eles na segunda-feira (3/6). Uma vez que o decreto municipal determinou ponto facultativo na sexta-feira (31/5), o Atende Fácil funcionará nesta semana somente até quarta-feira (29/5), sendo reaberto na próxima semana.

Lazer

Quem planeja passar o feriadão em Goiânia poderá aproveitar diversas opções de lazer oferecidas pela Prefeitura. Entre elas, o Parque Mutirama, no Setor Central, que vai funcionar de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h; e o Parque Zoológico de Goiânia, no Setor Oeste, que funcionará das 9h às 17h, com bilheteria até às 16h.

Há ainda os clubes. No entanto, vale destacar o funcionamento diferenciado das unidades em decorrência do feriadão. No Clube Rio Jordão haverá ponto facultativo e as atividades recreativas das unidades não serão oferecidas. No sábado e domingo só por agendamento.

Já no Clube do Povo, na Região Noroeste, também haverá ponto facultativo. O clube vai receber os visitantes com agendamento feito previamente.

Compartilhar em:

Notícias em alta