Hoje é 22 de dezembro de 2024 09:29

Vereadores cobram regularidade na coleta de lixo em Aparecida de Goiânia

Parlamentares listaram os bairros e regiões que estão sem o serviço e o que a prefeitura está fazendo para resolver a questão
Imagem retrata realidade de moradores do Setor Araguaia na região do Centro de Aparecida próxima à sede da empresa responsável pela coleta de lixo

Após a sessão realizada na Câmara Municipal de Goiânia, nesta terça-feira (10/12), vereadores falaram à reportagem do Portal Notícias Goiás sobre a irregularidade na frequência da coleta de lixo que já está acontecendo há semanas em diversos bairros e regiões do município. 

O 2º vice-presidente da casa legislativa, Roberto Chaveiro (PP), evidenciou que o tempo de justificativa da troca de gestão entre empresas acabou e que a população precisa da regularidade na coleta de lixo no município. “Na minha região não foge da regra como em todo o município. Realmente está muito difícil e a coleta de lixo está deixando muito a desejar. Região Leste as pessoas ligam na empresa para coletar os lixos nas empresas e nas casas. Esperamos que isso seja resolvido. A empresa contratada disse que estava resolvendo e que está tendo dificuldades para fazer a transição. Mas essa desculpa já passou e o tempo já venceu. Precisamos de um serviço de qualidade”, destacou.

Sandro Oliveira (MDB), listou os bairros em que tem visto maior incidência do acúmulo de resíduos nas portas das residências. “Bairro Independência, Vila Oliveira, Cidade Livre, Colina Azul, Veiga Jardim estão com a programação em atraso. E o que nos cabe é continuar cobrando do poder executivo para resolver esse problema. A coleta é essencial para manter a saúde das pessoas. Estamos chegando no Natal e no Ano Novo, período em que teremos uma sobrecarga na produção de lixo nas casas e corremos o risco de viver uma situação desagradável inédita na cidade. Cabe ao prefeito procurar uma solução emergencial para esse problema”, alertou.

O vereador Leandro da Pamonharia (PL) também evidenciou o problema da coleta de lixo na região do Jardim Tiradentes. “Alguns bairros sim e outros com menor frequência. A região do Jardim Tirantes tem certa regularidade, mas Delfiori, Vila Romana e Jardim Cascata. Temos ruas também em que os caminhões não conseguem acessar. Temos cobrado o prefeito, mas infelizmente a Prefeitura e o secretário responsável, apesar de correrem atrás, ainda não solucionaram essa questão da coleta de lixo”, comentou.

Aldivo Araújo, vereador pelo , destacou a reclamação de moradores de várias regiões que enfrentam a ausência deste serviço público essencial. “Região do Colina Azul, Comendador Walmor, estão reclamando constantemente para mim sobre esse problema. O que aconteceu é que em outubro encerrou o contrato da Vale Norte e a Limpa Brasil assumiu. E esse processo de transição é difícil. Eles estão com dificuldades para contratar, mas estou observando que aos poucos eles estão avançando. Eles têm o contrato de 21 caminhões, que não é suficiente, mas estão desenvolvendo um trabalho razoável e nós temos mais de 220 bairros, o que precisaria de mais caminhões. Conversei com o secretário e com o prefeito e eles estão buscando solução para esse problema ainda este ano”, contou.

Em nota a Prefeitura de Aparecida se posicionou sobre a coleta de lixo no município. “Informamos que o número de reclamações recebidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano teve uma redução significativa, especialmente em relação à coleta de lixo. Há uma semana, o consórcio responsável pela coleta conseguiu regularizar os serviços e retomar o cronograma normal de coleta.
Caso tenha ocorrido falhas, pode ter sido oriundo das áreas de difícil acesso, porém informamos que qualquer problema entre em contato direto no departamento de resíduos sólidos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Caso haja qualquer problema ou necessidade de informações adicionais, pedimos que entrem em contato pelo número 62 3240-5289 ou pelo WhatsApp 62 3545-9969″, diz a íntegra do comunicado.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta