As medidas de contenção de gastos adotadas pelo prefeito Leandro Vilela (MDB), que atingem especialmente servidores comissionados da prefeitura de Aparecida de Goiânia, têm gerado insatisfação na Câmara Municipal. O ruído entre o Legislativo e o Executivo não é confirmado abertamente, mas nos bastidores já é perceptível certo mal-estar entre vereadores, que reclamam de falta de espaço para indicações de aliados na máquina administrativa municipal.
Além do corte de cerca de 30% no número de cargos, a folha de janeiro da prefeitura veio sem as gratificações para os comissionados. Isso teria aumentado a cobrança sobre os vereadores, já que as gratificações representam boa parte do salário dos cargos em comissão, que são de livre nomeação.
‘Temos alguns impasses, mas o prefeito vai atender a todos’
O presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo (MDB), não esconde que a situação tem gerado ruído entre os poderes, mas garante que o prefeito vai atender a todos.
“O relacionamento está bom. Temos alguns impasses, até porque o prefeito está organizando a casa, mas está atendendo todos os vereadores com os compromissos que ele fez. Pode ter certeza que vai estar, sim, atendendo a todos”, disse o vereador ao PORTAL NG.

“Não sei a quantidade [de espaço que será aberto para indicações], mas o prefeito está disposto a receber os vereadores e dialogar com todos o mais rapidamente”, acrescenta Gilsão.
Desde que assumiu, o prefeito Leandro Vilela anunciou um esforço para pagar a folha de dezembro do funcionalismo, que ele recebeu do antecessor, Vilmar Mariano, sem recursos em caixa para pagar. A forma encontrada foi dividir o pagamento dos servidores em três parcelas, a serem quitadas no dia 21 de janeiro, 21 de fevereiro e 21 de março.
Além de mais espaço para indicações de aliados na prefeitura, os vereadores têm se queixado em relação ao atendimento dispensado pelos secretários municipais. Por ser uma das pastas mais sensíveis, que trata da zeladoria de toda a cidade, a Secretaria de Infraestrutura tem sido alvo das reclamações.
“O secretário de Infraestrutura [Alfredo Soubihe Neto] já esteve aqui na casa semana passada e vai voltar para nova visita já com soluções para resolver os problemas não só dos vereadores, mas da cidade”, assegura Gilsão, que frisa, ainda, que a nomeação de comissionados é prerrogativa exclusiva do Executivo.