Hoje é 8 de junho de 2025 02:38

Vereadores debatem intervenções no trânsito de Goiânia e remoção de ambulantes

Parlamentares aprovaram, em 1ª votação, projeto que amplia prazo para contribuintes da capital renegociarem débitos tributários com desconto sobre juros e multas
Decisão do prefeito de remover vendedores ambulantes da região da 44 repercutiu entre vereadores, que comentaram o assunto na sessão desta quarta-feira: oposição pede diálogo // Fotos: Millena Cristina

Ainda sem uma base consolidada na Câmara Municipal, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), voltou a afirmar, nesta terça-feira (11/3), que os ambulantes que vendem produtos nas calçadas da região da Rua 44 terão de deixar as ruas até o fim do mês e se regularizar. A fala do prefeito repercutiu entre vereadores, que neta quarta-feira (12/3) se posicionaram alguns contra outros a favor também sobre outra ação da prefeitura, as intervenções no trânsito, principalmente a proibição de estacionamento na faixa da direita em algumas avenidas.

Sobre as mudanças no trânsito, o vereador Willian Veloso (PL) afirmou ao PORTAL NG que a cidade necessita de intervenções, mas essas intervenções “precisam ser pontuadas e analisadas de acordo com o logradouro, com a avenida que se propõe”.

“Em relação à Avenida Castelo Branco, é uma via diferenciada, tem um público diferente. Como impedir um cliente que vai comprar um saco de ração, semente ou produto agropecuário, ferramenta de trator de mais de 50kg, de parar o carro na frente do comércio?”, questionou.

O parlamentar sugere que as intervenções no trânsito sejam tomadas de forma gradual, para evitar impactos negativos no comércio.

“Por que não começar pela proibição da conversão à esquerda? Já daria mais fluidez ao trânsito, sincronizar os semáforos. Depois de feitas as intervenções, havendo necessidade da proibição de estacionamento, poderia estipular um horário, por exemplo, no início da manhã e no final da tarde, quando o fluxo de trânsito é maior”, pontua.

Willian Veloso: intervenções no trânsito devem ser tomadas de forma gradual, para evitar impactos negativos no comércio

“O que os comerciantes que não têm loja com recuo estão pedindo é isso: adequar as necessidades do trânsito com as necessidades do comerciante e do cliente também”, acrescenta Veloso.

Líder do prefeito na Câmara, o vereador Igor Franco (MDB) defende a proibição do estacionamento na faixa da direita. Para ele, a medida é necessária para melhorar o fluxo do trânsito.

“Melhora o trânsito, assim como está ocorrendo com a liberação da conversão à direita mesmo com o sinal fechado”, diz.

Lucas Kitão (UB) disse ao PORTAL NG que participou de reunião no Sindilojas, com presença do prefeito, sobre as mudanças no trânsito. Segundo ele, a prefeitura tem sugestões e planos, como criar bolsões de estacionamento em escamas e em ilhas, para criar mais vagas e opções para consumidores.

O vereador afirma que as medidas visam dar fluidez ao trânsito e beneficiar toda a cidade e que é preciso haver adaptações internas dos comerciantes.

“Em Campinas 80% e no Centro em 70% as vagas de estacionamento são usadas pelos próprios comerciantes e funcionários. Então a própria empresa tem que se organizar”, argumentou.

Líder do prefeito defende remoção de ambulantes

Outro assunto debatido em plenário foi a declaração do prefeito Sandro Mabel de que os vendedores ambulantes da Região da 44, tradicional polo de vestuário, e da Feira Hippie terão de deixar as ruas e calçadas até o final deste mês.

Oposicionista, o vereador Fabrício Rosa (PT) pediu que o prefeito “dialogue com os comerciantes pobres com a mesma dignidade que ele conversa com os comerciantes ricos”, que, segundo ele, não são retirados à força quando estão irregulares com a prefeitura.

“É preciso diálogo, sentar à mesa e conversar com as lideranças, porque as pessoas precisam continuar vendendo para sobreviver. É preciso encontrar uma saída que seja boa para todos”, diz.

Igor Franco (foto) defende a medida anunciada por Mabel. Ele lembra que a cidade “precisa ser regulamentada, precisa ser organizada”.

“E toda decisão naturalmente tem uma consequência, a pessoa pode achar bom ou ruim. Mas a cidade precisa ser cuidada. E o prefeito Sandro Mabel tem tido total zelo, principalmente com a limpeza da cidade”, afirma.

“O prefeito tem boa intenção e quer transformar a cidade de Goiânia e estou muito convicto que ele fará a melhor gestão de todos os tempos”, acrescentou o líder do prefeito.

Aprovada, em 1ª votação, ampliação do prazo para adesão ao Refis

Projeto estende até 30 de abril prazo para contribuintes renegociarem débitos tributários com desconto sobre juros e multas

Também nesta terça-feira (11/3), o plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, o PL 124/2025. O projeto, de autoria do Executivo, amplia o prazo para adesão ao Refis e autoriza a participação do município na 19ª Semana Nacional de Conciliação.

O Refiz é um programa da prefeitura que possibilita a renegociação de débitos de IPTU, ITU, ISS, ITBI, além de taxas e contribuições vencidas até 31 de dezembro de 2024. Os contribuintes poderão negociar suas dívidas com descontos em juros e multas.

Durante a Comissão de Constituição e Justiça, duas emendas foram incorporadas. Uma, proposta pelo presidente da Câmara, Romário Policarpo (PRD), estende o prazo de negociação até 30 de abril. Já a outra, apresentada pelo vereador Lucas Kitão (União Brasil), prevê o perdão das dívidas de feirantes vencidas até 31 de dezembro de 2022, caso os débitos referentes a 2023, 2024 e 2025 sejam renegociados e pagos.

Agora, o projeto segue para análise na Comissão de Finanças e, em seguida, retornará ao Plenário para a segunda votação.

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