Hoje é 16 de setembro de 2024 16:19

Videomonitoramento ajuda PM prender autor de homicídio em Aparecida de Goiânia

Suspeito foi identificado por uma das centenas de câmeras instaladas em pontos estratégicos que monitoram a cidade 24 horas por dia
Centro de Inteligência Tecnológica forneceu aos policiais imagens do sistema de videomonitoramento e, com as características do autor, equipes da PM iniciaram conseguiram abordar o suspeito logo em seguida // Foto: Secom/Aparecida

A Polícia Militar prendeu em flagrante nesta quinta-feira (5/9) o autor confesso de um homicídio, crime ocorrido no início da manhã do mesmo dia no Parque Lafaiete, no Residencial Village Garavelo, em Aparecida de Goiânia. A vítima é um homem em situação de rua e com registros policiais. Imagens do sistema de videomonitoramento da cidade foram determinantes para a prisão e esclarecimento do crime.

Logo após ser informados do ocorrido, via 190, uma equipe do 8º Batalhão PM foi ao local onde o corpo estava e, em seguida, entraram em contato com o Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), onde é realizado o monitoramento em tempo real de vários pontos da cidade.

Com as imagens do sistema de videomonitoramento e as características do autor do homicídio, equipes da PM iniciaram patrulhamento na região. O suspeito foi abordado poucas horas após cometer o crime, às 8h29,na Avenida Independência, no Setor Serra Dourada III, há cerca de um quilômetro do local do homicídio.

Inicialmente, o suspeito negou a autoria, mas durante entrevista policial acabou confessando que havia matado o homem em situação de rua. Durante a abordagem, os policiais também notaram que o boné do suspeito ainda estava sujo de sangue.

“Questionado sobre o motivo do homicídio, o suspeito informou que a vítima teria proferido palavras ofensivas em desfavor de sua esposa, chamando-a de termos como “vadia, noiada, puta, vagabunda” e, por isso, o matou. No momento da abordagem ao suspeito, ele estava acompanhado da esposa, que disse ter presenciado o homicídio e confirmou a versão dele sobre a motivação do crime e os meios de execução, razão pela qual foi qualificada como testemunha”, informa trecho do boletim de ocorrência.

O autor do homicídio disse ainda que usou um pedaço ode madeira, para desferir golpes na cabeça da vítima.

O autor do crime foi apresentado à Polícia Civil, responsável pela investigação do caso.

Centenas de câmeras monitoram cidade 24 horas

De acordo com a prefeitura, Aparecida de Goiânia conta com um dos sistemas de videomonitoramento mais modernos do Brasil. Centenas de pontos estratégicos da cidade são monitorados 24 horas por dia, por equipamentos de última geração que captam imagens que auxiliam as forças de segurança na elucidação e prevenção de crimes.

O trabalho de monitoramento em tempo real é realizado em conjunto com as forças de segurança. Guarda Civil Municipal, PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Samu integram o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Aparecida de Goiânia (GGIM), que trabalha em ações preventivas e ostensivas na cidade.

“Com auxílio do nosso videomonitoramento conseguimos cooperar para que a Polícia Militar pudesse conseguir prender o autor deste homicídio poucas horas após o crime”, diz o secretário do GGIM, Roberto Cândido.

Compartilhar em:

Notícias em alta