O Goiás faz neste domingo (24) seu último jogo de 2024, enfrentando o Novorizontino às 18h30, na Serrinha, pela 38ª rodada da Série B. A partida pode marcar feitos históricos para o time esmeraldino e para o goleiro Tadeu, mas, para o adversário paulista, vale o acesso à Série A. Com uma temporada frustrante, o Goiás ficou longe de seus objetivos principais, como o título no Goianão e Copa Verde, e a promoção à elite do futebol nacional.
Em 2024, o Goiás enfrentou oscilações na Série B, reagindo tarde e ficando fora da briga pelo acesso. No entanto, o time busca terminar com marcas inéditas: sete vitórias consecutivas no Brasileirão e sete partidas sem sofrer gols. O jogo também será a despedida do técnico Vagner Mancini, que deixa o comando para a próxima temporada, e um marco para Tadeu, que se tornará o segundo goleiro com mais jogos pelo clube, com 313 partidas, atrás apenas de Harlei, que tem 831 jogos pelo time.
A temporada também termina para o Vila Nova, que enfrenta o Paysandu às 16h no Estádio Mangueirão, em Belém. Sem maiores pretensões na Série B, os dois times jogam apenas para cumprir tabela. O Paysandu foi o grande algoz do Vila no ano, ao aplicar goleadas históricas na final da Copa Verde, com placares de 6 a 0 e 4 a 0. O empate por 2 a 2 no primeiro turno da Série B foi o único resultado positivo do Vila contra o Papão.
O técnico Thiago Carvalho comanda o Vila Nova pela última vez antes de assumir o Figueirense em 2025. A diretoria já confirmou sua saída e busca reformular o time para a próxima temporada. Com o rebaixamento do Atlético-GO confirmado nesta semana, o futebol goiano terá Goiás, Vila Nova e Atlético juntos na Série B de 2025, algo que acontece pela sétima vez desde 1980.
Os ingressos para o jogo do Goiás custam R$ 50 (cadeiras) e R$ 30 (tobogã e visitantes), com meia-entrada para torcedores usando a camisa do clube. A partida será transmitida por SporTV, Premiere e no YouTube pelo Canal GOAT. Já o confronto do Vila Nova poderá ser acompanhado pelo Premiere.
Apesar das despedidas e das marcas individuais de destaque, 2024 será lembrado como um ano de frustrações para os clubes goianos. Com o Atlético-GO rebaixado e os rivais Goiás e Vila Nova longe de conquistas expressivas, as torcidas esperam por um 2025 mais competitivo e com melhores resultados no cenário nacional.