Hoje é 24 de maio de 2024 07:23
Hoje é 24 de maio de 2024 07:23

Vilmar Mariano e Gustavo Mendanha apresentam a Mabel o modelo de gestão do HMAP

Visita ocorre uma semana após Caiado e o vice-governador Daniel Vilela promoveram ato de apoio a Sandro e Vilmar para a eleição de prefeito em Goiânia e Aparecida de Goiânia
Sandro Mabel conheceu em detalhes as alas e departamentos do hospital e se disse impressionado com a estrutura e qualidade do atendimento // Fotos: Brunno Moreira

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (UB), e o ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) apresentaram ao empresário Sandro Mabel, na noite desta quinta-feira (11/4), o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) Iris Rezende Machado. Mabel filiou-se ao partido do governador Ronaldo Caiado, União Brasil, para disputar a prefeitura de Goiânia na eleição de outubro.

A visita ocorre uma semana após Caiado e o vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB, promoveram ato de apoio a Sandro e Vilmar para a eleição de prefeito em Goiânia e Aparecida. Na oportunidade, os dois filiaram-se ao União Brasil.

O HMAP, segundo a prefeitura, é o único hospital público gerido pela Sociedade Israelita Albert Einstein, de São Paulo. O modelo de gestão transformou a unidade no 5° melhor hospital brasileiro, 2° da rede pública, primeiro da região Centro-Oeste e 18° melhor da América Latina, de acordo com ranking da América Economia e IntelLat.

Sandro Mabel, que é presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), conheceu as alas pediátricas e de adulto, UTI, enfermarias e a ala de hemodinâmica, inaugurada recentemente. Mabel se disse impressionado ao conhecer a estrutura da unidade e saber os dados e detalhes de atendimentos apresentados pelo diretor do hospital, Fernando Piza, e pelo secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães. A unidade já realizou cerca de 10 mil cirurgias eletivas.

“Estou feliz e impressionado em conhecer esse hospital que ajudei a comprar os equipamentos lá em 2017 para começar a funcionar e atender a população com qualidade. Um hospital desse é um sonho e vamos olhar aqui para, quem sabe, copiar e levar pra Goiânia algo neste modelo. Um hospital público com jeito e estrutura de hospital privado. Parabéns ao Vilmar e Gustavo por tocar o sonho do Maguito”, disse Mabel.

“Este hospital é a concretização de um sonho que começou com Maguito, que levantou essa estrutura, seguiu com Gustavo e o colocou para funcionar e agora continua na minha gestão, com a parceria com o Albert Einstein, que está atuando da melhor forma, tornando o HMAP um dos melhores hospitais públicos do país”, pontuou Vilmar Mariano para Mabel.

Gustavo Mendanha ressaltou que há diversos depoimentos de pessoas que ao serem atendidos no HMAP até pensam estar em uma unidade particular, tendo em vista a qualidade do atendimento e serviço.

“Fizemos questão de trazer o Sandro Mabel aqui para mostrar o padrão Aparecida na Saúde municipal. E queremos levar essas boas práticas para outros municípios em planos de governo. Reforço que colocar o hospital para funcionar e atender nossa população é a grande realização do nosso sonho. Meu, do Maguito, do Vilmar”, frisou Mendanha.

Também acompanharam a visita os secretários Davi Mendanha (Desenvolvimento Urbano) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação) e o procurador-geral do Município, Fábio Camargo.

Unidade do SUS foi inaugurada em 2018

Maior unidade de saúde construída por uma prefeitura em Goiás, o HMAP conta com 235 leitos operacionais, sendo 35 UTI´s adultas e 10 pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O acesso aos serviços do hospital é feito via Central Municipal de Regulação.

A construção do HMAP começou e terminou no segundo mandato de Maguito Vilela, entre 2013 e 2016, com um aporte de mais de R$ 60 milhões do governo Dilma Rousseff (PT). Entre 2017 e 2018, foi equipado no início do primeiro mandato do ex-prefeito Gustavo Mendanha e em 19 de dezembro de 2018 foi inaugurado oficialmente pelo então presidente da República, Michel Temer (MDB).

Agora, na gestão de Vilmar Mariano, com o apoio do governo do presidente Lula (PT), o HMAP ampliou o atendimento. Em julho de 2023, o ex-ministro da Saúde e atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, inaugurou a ala hemodinâmica, que contou com emendas da bancada goiana no Congresso Nacional para ser implantada. Em breve, vai começar a funcionar no hospital um centro oncológico e, assim, Aparecida oferecerá todas as especialidades médicas.

O hospital contabilizou, em 2023, 142.166 atendimentos realizados. O levantamento abrange procedimentos cirúrgicos (7.502), exames de imagem (96.779) e laboratoriais (30.397) e consultas ambulatoriais (7.488). A unidade é parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhar em:

Notícias em alta