Hoje é 22 de fevereiro de 2024 05:53
Hoje é 22 de fevereiro de 2024 05:53

Vilmar Mariano é premiado por avanços na mobilidade em Aparecida

Cidade também foi destaque no quesito sustentabilidade; prefeito recebeu o prêmio Boas Práticas em Gestão Municipal Maguito Vilela, premiação inédita; vice-governador Daniel Vilela prestigiou o evento
“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, com projetos que impactam de forma positiva a vida das pessoas”, prefeito Vilmar Mariano // Foto: Ascom

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (MDB), recebeu na noite desta terça-feira (28/11), em Brasília, o prêmio Boas Práticas em Gestão Municipal Maguito Vilela. A premiação é inédita e realizada pela Fundação Ulysses Guimarães e pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O gestor ressaltou os avanços de Aparecida e o crescimento em diversas frentes da administração que se iniciou na gestão de Maguito Vilela em dois mandatos (2009 e 2012), sucedido por Gustavo Mendanha e, atualmente, por ele.

“É motivo de gratidão representar Aparecida em um evento tão importante. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, com projetos que impactam de forma positiva a vida das pessoas e que, agora, podem ser replicados em outros municípios do Brasil”, destacou o prefeito ao discursar ao lado da primeira-dama, Sulnara Santana.

A premiação é concedida a gestores municipais do MDB de cidades que tenham realizado ações de interesse público, atendendo princípios constitucionais, comprovado por meio da apresentação de projetos estruturados, implantados e com resultados mensuráveis. O prêmio Maguito Vilela busca também inspirar outros agentes públicos, mostrando as melhores práticas nos eixos de desenvolvimento econômico, social, mobilidade e sustentabilidade.

 Aparecida foi premiada na categoria Mobilidade, que destacou o Projeto de Reestruturação da Bacia do Ribeirão Santo Antônio. O município ficou à frente das cidades de Arapiraca (AL), Itapetinga (BA) e Monte Horebe (PB). O trabalho premiado de Aparecida contempla a implantação dos eixos estruturantes, que interligam a cidade de Leste a Oeste e de Sul a Norte.

“A infraestrutura é um dos principais gargalos das grandes cidades e receber este prêmio é o reconhecimento de que Aparecida está lidando de forma eficiente com a mobilidade urbana. O desafio começou com Maguito, seguido por Gustavo Mendanha e nós estamos dando continuidade a este importante projeto que conecta Aparecida”, destacou Vilmar Mariano ao receber a premiação.

Ao todo, são 10 eixos interligando a cidade, desafogando o trânsito, melhorando a locomoção e a qualidade de vida dos moradores. Durante a gestão de Maguito foram entregues os eixos Norte-Sul 1, 3 e 5. Nos governos de Mendanha foram entregues o Eixo Norte-Sul 4 e Leste-Oeste 4, que dá acesso ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Cidade se destaca em sustentabilidade

Aparecida também foi destaque na sustentabilidade. O Projeto Cidades Verdes (Viveiro Cerrado), encabeçado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município. A ação tem como objetivo propor políticas públicas para integrar o meio ambiente no desenvolvimento do município.

O projeto é responsável pelo cultivo de mudas de plantas nativas do cerrado. As mudas são utilizadas na recomposição de áreas degradadas do município, além de integrar a população nesta causa, com a distribuição gratuita destas mudas em eventos realizados pela Prefeitura.

Vice-governador e filho de Maguito, Daniel Vilela reforçou o legado do pai

Durante a cerimônia, o vice-governador e filho de Maguito, Daniel Vilela, presente no evento, reforçou o legado do pai na vida pública.

“Em Aparecida meu pai teve uma missão extremamente extenuante e desafiadora, porque ele assumiu uma cidade com crescimento desordenado, sem nenhum tipo de planejamento”, relatou Daniel.

“Mas foi o período que ele mais se sentiu realizado. Tanto que disputou a prefeitura de Goiânia, em 2020, e foi eleito sem fazer campanha, dentro de um quarto de hospital, entubado. Vamos seguir as boas práticas que ele nos deixou, vamos cuidar das pessoas, trabalhar a favor delas”, propôs o vice-governador de Goiás.

Além do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), também participaram da premiação o presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, o presidente da FUG, Alceu Moreira, a deputada federal por Goiás, Marussa Boldrim, além de membros do secretariado municipal de Aparecida de Goiânia.

Compartilhar em:

Notícias em alta