Hoje é 21 de julho de 2024 17:12
Hoje é 21 de julho de 2024 17:12

Estão abertas as inscrições para o SiSU até a próxima quinta-feira, dia 25

A Universidade Federal de Goiás é a 20ª do Brasil na oferta de vagas nesta edição. Com 98 cursos de graduação, a instituição pública oferece 4.494 vagas em diferentes graduações
Além do SiSu a UFG oferece editais complementares para Portadores de Diploma e vagas remanescentes com possibilidade uso de notas do Enem de até 10 anos atrás // Foto: Reitoria Digital UFG

Estão abertas desta segunda-feira (22) até quinta-feira dia (25), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024, programa do Ministério da Educação que seleciona estudantes para universidades públicas em todo o país. Podem participar alunos que fizeram o Enem 2023 e obtiveram nota na redação acima de zero, excluindo treineiros. O Sisu dispõe de 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior.

Este ano, o programa terá apenas uma edição anual realizada neste mês de janeiro. A seleção para os dois semestres de 2024 ocorrerá nas mesmas datas, eliminando o processo seletivo do meio do ano. As regras para adesão por cotas também foram modificadas.

O Sisu reserva vagas conforme a Lei de Cotas, priorizando pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Mudanças para as candidaturas a essas vagas foram anunciadas. Todos concorrem primeiro às vagas de ampla concorrência; somente se não atenderem a essa modalidade e fizerem parte dos grupos de cotas, entram na disputa pelo benefício.

Outra mudança neste edital é que a universidade, não o estudante, determinará a ordem da lista de classificação e selecionará quem estudará em cada semestre. Na inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso ou universidade, alteráveis de 22 a 25 de janeiro. Serão consideradas as opções marcadas às 23h59 do último dia de inscrição. Monitorar as notas de corte divulgadas pelo Inep diariamente pode indicar chances de classificação, de acordo com instruções do Ministério da Educação.

A Universidade Federal de Goiás é a 20ª do Brasil na oferta de vagas nesta edição do SiSU. Com 98 cursos de graduação, a instituição pública oferece 4.494 vagas para 2024. O pró-reitor de Graduação, Israel Trindade, destaca esforços para ocupar todas as vagas, inclusive para cursos não contemplados pelo SiSU. O Processo Seletivo Complementar foi aprovado para preencher vagas remanescentes após as três chamadas do SiSU. Os candidatos concorrem com a maior nota do Enem dos últimos dez anos. O edital será lançado após as matrículas dos aprovados no SiSU.

Compartilhar em:

Notícias em alta