Hoje é 21 de julho de 2024 17:16
Hoje é 21 de julho de 2024 17:16

Aparecida de Goiânia tem mais de 10,4 mil inscritos no Enem deste domingo

Cidade é a segunda maior em número de candidatos em Goiás perdendo apenas para a capital que tem 41.927 estudantes aptos a fazer a prova
De acordo com o edital o gabarito da avaliação deve ser respondido com caneta esferográfica de tubo transparente de cor preta // Foto: PronaTEC

Os estudantes de Aparecida de Goiânia formam o segundo maior contingente de candidatos aptos a fazerem a primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 5, em Goiás. Ao todo são 10.453 inscritos na cidade que vão responder às questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. 

Vale destacar que em todo Brasil os portões dos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13h. As provas serão aplicadas a partir das 13h30 até às 19h. Confira nessa matéria os números do Enem em Goiás, bem como dicas de transporte público e alimentação para chegar ainda melhor preparado para a avaliação.

Ao todo, 149.122 pessoas estão inscritas no Enem 2023 em Goiás. O número representa 3,8% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas nos dias 5 e 12 de novembro, em 57 municípios goianos. 

No estado, são 384 locais de prova e 5.347 salas de aplicação. Dos participantes, 61,2% (91.262) são isentos da taxa de inscrição e 38,8% (57.860) pagaram. Mulheres são maioria — equivalem a 60% (89.562) das inscrições, enquanto homens representam 40% (59.560).

Procurada por nossa reportagem para responder sobre uma possível gratuidade neste domingo para estudantes inscritos no Enem, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) afirmou que não haverá gratuidade no transporte coletivo da Região Metropolitana pois “os estudantes já possuem carteirinha e já não pagam passagem”. A companhia também se comprometeu a reforçar o número de viagens.

“A  CMTC informa que será dado reforço na operação em todos os locais que terão provas do ENEM. Ressaltamos ainda, para que os passageiros utilizem o SimRmtc para consultar suas viagens”, informou em nota.

Dicas de Alimentação

Milhares de estudantes em todo o país se preparam para o Enem, que pode definir seus destinos acadêmicos, profissionais e sociais. Além de manter os estudos em dia, um aspecto muitas vezes negligenciado, mas que é fundamental para o desempenho dos candidatos é a alimentação. A professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Paloma Popov, destaca que a alimentação balanceada pode influenciar positivamente o desempenho na prova, agendada para este domingo.

De acordo com Paloma Popov, a escolha dos alimentos para o dia da prova não envolve segredos, mas sim a consciência de ter uma alimentação saudável e equilibrada. Isso significa consumir alimentos de todos os grupos alimentares, incluindo carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais.

No dia da prova, a nutricionista do CEUB recomenda tomar um café da manhã reforçado para fornecer energia ao cérebro, mas consumindo com moderação alimentos gordurosos, pois eles podem causar plenitude e fadiga. “Neste caso, o consumo de carboidratos é essencial, incluindo opções como pães integrais e frutas. Uma fonte de proteína magra, como queijo branco, é uma escolha inteligente”.

Se der fome durante a prova, os estudantes podem se beneficiar de lanches, desde que sejam leves e balanceados, adverte Paloma Popov. Segundo ela, deve-se evitar alimentos muito açucarados, como chocolates e balas, que podem resultar em picos de energia seguidos de sonolência. “O consumo de muito açúcar durante a prova pode trazer uma falsa impressão de agitação, mas depois isso passa rápido e aí pode até trazer uma fome que atrapalhe a concentração”.

O que levar no Enem

Cartão de Confirmação de inscrição;

RG ou outro documento oficial com foto;

Caneta esferográfica transparente na cor preta.

Compartilhar em:

Notícias em alta