Hoje é 24 de maio de 2024 06:30
Hoje é 24 de maio de 2024 06:30

Armando Vergílio assume secretaria de Relações Institucionais de Goiás

Nomeação se deve à desincompatibilização de Lucas Vergílio, seu filho, que deixa cargo para disputar eleições de 2024; superintendente do Procon Goiás também foi substituído
Armando Vergílio assume secretaria no Governo, na vaga que era ocupada por seu filho // Fotos: Fenacor/Divulgação

Armando Vergílio dos Santos Júnior é o novo secretário de Estado de Relações Institucionais (Serint) do Governo de Goiás. O cargo era ocupado por Lucas Vergílio, filho de Armando, que deixou o cargo para poder disputar as eleições de 2024. A desincompatibilização é uma exigência da legislação brasileira que exige que determinados agentes políticos deixem cargos públicos seis meses antes da eleição.

Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Armando Vergílio foi deputado federal entre 2011 e 2015 e secretário de estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal, além de presidente Estadual do partido Solidariedade. Ainda pelo Estado, Vergílio foi secretário das Cidades; de Governo e de Assuntos Institucionais; do Trabalho; e de Previdência e Seguridade. Além disso, foi titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia do Ministério da Economia.

A nomeação foi publicada no suplemento de quinta-feira (04/04) do Diário Oficial do Estado. O ex-titular estava à frente da Serint desde fevereiro de 2023.

Órgão da Governadoria com ação política e administrativa, a pasta é responsável pela manutenção de diálogo com políticos, líderes classistas e municipalistas. Cabe também à Serint coordenar as relações institucionais com entidades representativas da sociedade civil, prefeitos e vereadores, além de acompanhar a execução de programas, projetos e obras estaduais nos municípios. A pasta também é responsável pelos pagamentos da Advocacia Dativa.

Marquinho Palmerston assume Superintendência do Procon

Marquinho Palmerston foi nomeado pelo governador Ronaldo Caiado em substituição ao advogado e empresário Levy Rafael Cornélio, que estava à frente do Procon havia dois anos

Marco Aurélio de Sene Palmerston Xavier, conhecido como Marquinho Palmerston, foi nomeado pelo governador Ronaldo Caiado novo superintendente do Procon Goiás. Ele substitui Levy Rafael Cornélio, que esteve à frente do órgão por dois anos.

Marquinho Palmerston é empresário no ramo de hotelaria e construção civil, ex-deputado estadual, cargo ocupado entre os anos de 2015 e 2019, e ex-vice-prefeito de Caldas Novas. Atualmente, exercia a função de assessor especial do governador Ronaldo Caiado.

Ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, o Procon Goiás é o órgão estadual de proteção e defesa do consumidor goiano.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (05/04).

Em uma rede social, o ex-superintendente se despediu e disse que estava saindo “depois de situações políticas” próprias da vida pública.

“Depois de dois anos, deixo a Superintendência do Procom para ir voltar às minhas atividades normais, como advogado, como empresário que sou aqui na cidade de Goiânia. Saio de cabeça erguida e com a sensação de dever comprido”, comentou Levy Rafael, em vídeo, ao desejar boa sorte ao sucessor.

A saída de Levy teria sido motivada porque o partido que ele é filiado, Novo, decidiu apoiar o pré-candidato do PL em Aparecida de Goiânia, Professor Alcides, e não o da base governista, Vilmar Mariano, recém-filiado ao União Brasil.

Compartilhar em:

Notícias em alta