Hoje é 21 de fevereiro de 2024 05:40
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 05:40

Desfile durante Romaria reúne mais de 300 carreiros e 4 mil cavaleiros e muladeiros

Evento está inscrito no Livro de Registro das Celebrações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2016
Desfile dos carreiros, cavaleiros e muladeiros da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno reuniu milhares de fiéis | Fotos: Secom

O desfile dos carreiros, cavaleiros e muladeiros da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno reuniu milhares de fiéis nesta quinta-feira (29/6). O prefeito de Trindade, Marden Júnior, participou do evento que está inscrito no Livro de Registro das Celebrações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2016.

De acordo com a Prefeitura de Trindade, o desfile registrou 325 carreiros e 4 mil cavaleiros e muladeiros. No município, estiveram aproximadamente 700 carros de boi, mas nem todos participaram do evento. 

Segundo as forças policiais que estiveram presentes durante o evento não existiram registros de ocorrências. Os desfiles aconteceram com tranquilidade. 

No começo do desfile, os carreiros se concentraram desde a madrugada nas ruas próximas da Igreja Matriz do Pai Eterno. No local, receberam um lanche oferecido pela Prefeitura de Trindade. Em seguida, foram até o Carreiródromo Municipal Ada Cyra, onde aconteceu o desfile. 

“Esse é um dos maiores desfiles de todos os tempos. Mais do que isso, estamos a celebrar a vida, o amor, a fé e a devoção de um povo que precisa ser visto e cada vez mais valorizado”, destacou o prefeito Marden Júnior. 

O gestor também relembrou que, no desfile, tem carreiros de mais de 90 anos e alguns com apenas quatro anos. 

“Isso mostra a força dessa tradição que segue por famílias. Agradeço a todos que vieram até Trindade para fazer, mais vez, esse espetáculo de fé”, disse o prefeito. 

“Essa é uma das mais organizadas romarias de todos os tempos, a mais segura. Traz tranquilidade a todos que participam. Os fiéis demonstram a profissão de fé, e isso tem sido o diferencial. Apresentamos uma estrutura que dá condições para que isso aconteça”, concluiu Marden Júnior.

Segundo a deputada federal Silvye Alves, ela foi criada em Trindade e conhece a romaria desde muito pequena. 

“Isso tudo aqui é uma mistura de emoções. Venho à romaria desde criança, e hoje vejo esse trabalho diferenciado do prefeito Marden Júnior que tem um jeito de agir, de olhar e cuidar das pessoas que chama a atenção. Parabéns a todos que participam desse momento tão importante”, relatou Silvye Alves.

O deputado estadual Cristiano Galindo também esteve presente e destacou o trabalho feito para que esse momento transcorresse em paz. 

“Parabenizo a organização, prefeito Marden Júnior, secretários municipais, governador Ronaldo Caiado, e todos que apoiam a Romaria de Trindade”, diz o deputado. “Quem está aqui acompanha agora o maior desfile de carros de boi de todo o mundo, isso é histórico. Ainda mais marcado por tanta segurança”, afirmou o deputado.

Padre João Bosco de Deus, pároco da Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, contou que entende muito bem cada carreiro e romeiro. 

“Esse é um dia especial, reservado para celebrar a vida do homem e da mulher do campo. A vida do carreiro se confunde com a história do medalhão, porque era assim que as pessoas vinham louvar ao Pai Eterno.  Hoje eles vêm desfilar e celebrar a vida e a fé”, pontuou o padre.

Posição do carro é definida por sorteio

A posição dos carros é escolhida por sorteio, e este ano o primeiro foi de Palmeiras de Goiás, cidade vizinha a Trindade. Os três primeiros carros foram sorteados todos da mesma família que é comandada pelo senhor Zé da Colhedeira, que participa da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno há 27 anos.  

Zé da Colhedeira conhece a história de cada boi que tem nome, data de nascimento e quando começou na lida. 

“Todo ano a emoção é grande demais, mas esse ano tá ainda maior, coração tá batendo forte”, destacou Zé da Colhedeira.

Compartilhar em:

Notícias em alta