Hoje é 18 de junho de 2024 06:23
Hoje é 18 de junho de 2024 06:23

Em sua trajetória, Iris demonstrou poder de articulação com diferentes gerações da política goiana

Em mais de 60 anos de vida pública, político goiano deixa legado de boas práticas políticas para novas e futuras gerações, avalia o jornalista Renato Rodrigues

Iris Rezende Machado é o líder com a mais longa e reconhecida trajetória política em Goiás e um dos grandes nomes da política brasileira do último século. A longevidade de sua atuação pública é uma fórmula rara, composta de vários ingredientes. Um deles sempre impressionou: a capacidade de se reinventar a cada geração, a ponto de trabalhar em alto nível com filhos de seus antigos auxiliares. Essas sólidas relações de confiança com técnicos e políticos que transpuseram gerações foram decisivas para o sucesso de suas gestões como prefeito de Goiânia e governador de Goiás.

Um exemplo disso foi quando Iris Rezende convidou o advogado e pecuarista Clarismino Júnior para assumir a área de Meio Ambiente na prefeitura de Goiânia. Na época, Clarismino conseguiu implantar a AMMA, órgão de gestão ambiental considerado um dos mais modernos do Brasil na época. Marcou o trabalho de Clarismino Júnior a instalação de mais de 20 parques ambientais urbanos, um recorde de seu tempo, que veio acompanhado com um programa que promoveu o plantio de 1,5 milhão de mudas de árvores do cerrado. Por serem amigos de longa data e terem em comum uma ampla experiência na vida pública, essa relação entre Iris e Clarismino durou a vida toda e foi transmitida para o filho Henrique Alves.

Ao ser reeleito prefeito de Goiânia em 2016, Iris Rezende deu mais uma demonstração de capacidade de livre trânsito entre gerações ao convidar o jovem advogado Henrique Alves para assumir a secretaria Municipal de Planejamento e Habitação, que ao lado das secretarias de Finanças e da Administração, compõe o trio das mais importantes da prefeitura. Apesar de jovem, Henrique já havia trabalhado ao lado de Maguito Vilela, na Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Iris uniu experiência e juventude para alcançar bons resultados, principalmente na área de regularização fundiária. Entregou, com Iris Rezende, mais de 10 mil escrituras de imóveis para famílias goianienses que ainda não tinham acesso a estes documentos por meio da execução do Programa Primeira Escritura.

Como auxiliar de Iris, outra importante conquista alcançada por Henrique Alves na gestão do ex-prefeito foi a criação do programa Alvará Fácil, que reduziu a burocracia para a solicitação de alvarás na prefeitura e também o programa ReViva Goiânia, iniciativa que promove e incentiva ações de revitalização de importantes áreas históricas da capital. E por ter feito um trabalho destacado, o atual vereador deixou o executivo municipal como um dos principais nomes do MDB dentro dos quadros da renovação da legenda. Sua relação com Iris Rezende também pode ser vista como mais uma acertada parceria entre a jovem e a experiente geração do partido.

Outro homem forte de vários governos de Iris Rezende foi o economista Flávio Peixoto. Ele foi secretário de Planejamento de Iris Rezende e também ocupou, em 1985, o Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente a convite do presidente da República, Tancredo Neves. De perfil técnico, Flávio Peixoto foi o braço direito de Iris Rezende e toda essa confiança conquistada foi herdada pelo filho, o também economista Thiago Peixoto, que em 2008 foi convidado por Iris Rezende para assumir o cargo de secretário de Governo da Prefeitura de Goiânia. Thiago Peixoto herdou do pai o perfil técnico, mas também despontou para a área política disputando cargos eletivos. Ele foi eleito deputado estadual por um mandato e conseguiu se eleger duas vezes como deputado federal.

Os exemplos comprovam que Iris Rezende conseguiu de forma exitosa agregar diferentes gerações de líderes políticos e auxiliares. E também alcançou o prestígio e a confiança de várias gerações de eleitores durante mais de 60 anos de vida pública. Todo este legado precisa servir de inspiração e também de ensinamento para as novas e futuras gerações de políticos que pretendem ter sucesso em suas carreiras. Com muito carisma e principalmente trabalho, Iris Rezende deixou seu nome cravado na história política de Goiás e do Brasil, tanto na forma de liderar quanto na forma de governar.

Renato Rodrigues é jornalista com MBA em Marketing e Estratégia Digital.

Compartilhar em:

Notícias em alta