Hoje é 21 de fevereiro de 2024 04:18
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 04:18

Fundação Roberto Marinho prepara estudantes para realizar o Exame para Certificação de Jovens e Adultos

Curso prepara pessoas que estão fora da escola ou não tiveram a oportunidade de completar sua escolaridade básica, para que elas consigam se sair bem no Encceja e consigam seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio
Podem fazer a prova do Encceja jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior | Foto: Governo Federal

Estudantes de todo o Brasil estão sendo preparados para realizar o Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja). Até o momento, 3 mil alunos já estão aptos para participar do curso gratuito online que faz toda a preparação para o exame.

De acordo com o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho (FRM), criador do curso, João Alegria, novas turmas são abertas na medida em que jovens e adultos desejarem participar das aulas.

O Encceja será realizado no dia 27 de agosto para aqueles que estão fora da escola ou não tiveram a oportunidade de completar sua escolaridade básica. Por meio do curso preparatório, o Seja, os participantes podem conseguir obter certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

Segundo João Alegria, milhares de brasileiros fazem o curso todos os anos, principalmente os excluídos da escola ou que têm dificuldade de acesso a uma experiência regular de educação. 

“Nosso objetivo é atender e ajudar esse público. O curso prepara gratuitamente as pessoas que estão nesta jornada, para que elas consigam se sair bem no exame e obtenham seu certificado”, explicou João Alegria.

Quem não tem certificado do ensino fundamental pode conseguir por meio do Encceja. Durante o curso, os alunos terão acesso direto às aulas. Para isso, basta que acessem o site: https://www.frm.org.br/seja

Cada turma tem um?código?único, que identifica o nível de ensino – ensino fundamental-anos finais ou ensino médio. Não é necessário cadastro, comprovação ou aprovação prévios, bem como nenhum certificado. 

Os estudantes que obtiverem o certificado do ensino médio do Encceja estarão aptos a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação. As aulas do Seja se estenderão até o dia 25 de agosto, reunindo atividades intensivas, acompanhamento dos professores, materiais diversos, como vídeos, por exemplo, espaço para tira dúvidas, exercícios. Semanalmente, os alunos têm encontros de uma hora, ao vivo, com os professores.

O curso não trabalha com disciplinas, mas com áreas do conhecimento, entre as quais matemáticas e suas tecnologias, ciências da natureza, linguagens. Na última área, por exemplo, há línguas portuguesa e inglesa, artes, educação física. 

A inscrição no Encceja é de responsabilidade de cada estudante. O certificado de conclusão é emitido pelo Ministério da Educação, pelas secretarias estaduais de Educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Podem fazer a prova do Encceja jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive presidiários que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhar em:

Notícias em alta