Hoje é 21 de fevereiro de 2024 06:10
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 06:10

Prefeitura de Aparecida inaugura nova ala do HMAP com a presença do ministro Alexandre Padilha

Serviço é inédito no município, antes os pacientes da cidade infartados ou com problemas circulatórios de veias e artérias aguardavam vagas de internação fora da cidade
Prefeito Vilmar Mariano inaugura ala de hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado | Fotos: Secom

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou, neste sábado (1/7), a ala de hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP). A unidade é gerenciada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. 

O novo setor é destinado ao tratamento de doenças cardiovasculares. A entrega foi feita pelo prefeito Vilmar Mariano e pelo secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães. A solenidade contou com a participação do ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e seu secretário executivo, Olavo Noleto.

O ministro aproveitou o evento e revelou que tem mantido diálogo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre mais recursos de custeios para Aparecida de Goiânia. Ele também lembrou que o hospital foi fruto do trabalho do ex-prefeito Maguito Vilela.

“Na época, o prefeito Maguito foi o único que recebeu recurso direto do Ministério da Saúde para a construção de hospitais”, concluiu o ministro.

A hemodinâmica funciona 24h todos os dias da semana. 

“O novo setor do HMAP realiza procedimentos que tratam doenças cardiovasculares com aparelhos modernos e tecnologia de ponta. Tivemos a honra de marcar essa conquista do povo de Aparecida com a presença do Alexandre Padilha e do Olavo Noleto”, disse o prefeito Vilmar. 

A ala de hemodinâmica do HMAP é inédita no serviço público de saúde municipal. Antes do seu funcionamento, os pacientes de Aparecida infartados ou com problemas circulatórios de veias e artérias aguardavam vagas de internação fora da cidade. 

Agora, esses pacientes são atendidos no próprio município pela equipe do Albert Einstein, com mais rapidez e segurança, ganhando um tempo valioso para o sucesso das intervenções. 

O novo setor do HMAP começou a funcionar em julho de 2022 e já realizou mais de 1.100 procedimentos. A hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida recebe também pacientes da rede estadual.  

No local, são tratados casos eletivos e urgentes tanto do município como da macrorregião estadual Centro-Sul. 

A hemodinâmica é uma área de atuação destinada a diagnosticar e tratar disfunções relacionadas à circulação do sangue, como a doença arterial coronariana e infarto. 

Ela é usada para procedimentos que utilizam técnicas como o cateterismo, angioplastia e colocação de stents. Esses recursos, minimamente invasivos, permitem melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, aliviar sintomas, prevenir agravamentos e salvar vidas.

O acesso ao tratamento de doenças cardiovasculares acontece via Central Municipal de Regulação. 

Compartilhar em:

Notícias em alta