Hoje é 29 de fevereiro de 2024 02:47
Hoje é 29 de fevereiro de 2024 02:47

Sinal 5G é liberado em mais de 80 municípios de Goiás

Anatel já permitiu transmissão para 60 cidades que já tiveram o planejamento aprovado, mas ainda não foram executados

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a ativação do 5g para as operadoras em 82 municípios de Goiás. O sinal já foi permitido para 60 cidades goianas, que já tiveram o planejamento aprovado, mas ainda não foram antecipados. Agora, fica faltando 104 municípios.

A liberação aconteceu nesta quarta-feira (21/6) e beneficiou Goiânia, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Senador Canedo, Jataí, Caldas Novas e Rio Verde. 

Segundo a Anatel, o órgão antecipou a liberação dos municípios porque eles atingiram todas as condições necessárias, como o início das atividades para migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas (TVRO) da banda C satelital para a banda Ku, em especial, a distribuição de kits e a campanha de comunicação.

Além disso, de acordo com a Anatel, os municípios também concluíram as atividades para desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, o que inclui a mitigação de interferências em estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) que operam na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.

Goiânia era uma das capitais que permanecia com a legislação atrasada no país. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara da capital aprovou, no dia 12 de abril, o projeto de lei para implantação de tecnologia 5G na cidade. 

Em todo o Brasil, foram liberados 187 municípios, isto é, 141 milhões de pessoas passam a ter acesso à tecnologia, o que corresponde a 66,4% da população brasileira, segundo a Anatel.

Compartilhar em:

Notícias em alta