Hoje é 16 de setembro de 2024 06:27

Aumento nos casos de covid-19 acende alerta em Goiânia

Secretaria de Saúde de Goiás aponta avanço da doença também no estado com 6.947 casos registrados nos meses de julho e agosto
Com cobertura vacinal de 15,82%, governo estadual se preocupa com grupos prioritários como idosos e pessoas com comorbidades // Foto: Reprodução

A cidade de Goiânia registrou um aumento de 56% nos casos de Covid-19 entre os meses de julho e agosto. O número de casos confirmados saltou de 1.045 em julho para 1.842 em agosto, enquanto a taxa de positividade dos testes passou de 6,25% para 25,27%. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Laboratório Estadual de Saúde Pública (Lacen-GO).

Além do aumento nos casos, o número de internações e óbitos também cresceu. Em julho, foram registradas 15 internações e um óbito, enquanto em agosto, esses números subiram para 27 internações e três mortes.

Desde o início do ano, Goiânia registrou 34 mortes por complicações da Covid-19, sendo que a maioria das vítimas tinha mais de 60 anos e comorbidades, como doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Amanda Games, reforça a necessidade de isolamento para quem testar positivo. “Temos visto que muitas pessoas infectadas continuam frequentando locais públicos, como o trabalho e shopping centers, o que aumenta o risco de transmissão”, afirmou.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) também alerta a população sobre os cuidados para prevenir a doença em outras cidades de Goiás. De acordo com o boletim da SES, o estado teve 4.629 casos confirmados em agosto, mais que o dobro em comparação a julho, que somou 2.318 registros. Além disso, a taxa de positividade nos testes subiu de 8,1% para 23,1%, segundo levantamento do Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), um indicativo de que a doença está circulando mais intensamente.

Os dados da SES ainda apontam que, em 2024, já foram registrados mais de 56 mil casos e 133 óbitos por Covid-19 em Goiás. O cenário, entretanto, é similar ao observado em anos anteriores, com aumento de casos após períodos de férias e festas, o que reforça a importância da prevenção e da imunização para o controle da doença.

Medidas de prevenção

Atualmente, a cobertura vacinal no estado é de apenas 15,82%, número que preocupa as autoridades. A SES destaca que a imunização contra a Covid-19 é uma das formas mais eficazes de proteção, principalmente diante do aumento de casos.

Por isso, a recomendação é que as pessoas mantenham o esquema vacinal atualizado, em especial os grupos prioritários, como idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde. Para essas pessoas, a SES reforça a importância de tomar a dose de reforço anual. A vacinação está disponível em mais de 900 pontos espalhados por todo o estado. Aqueles que não completaram o esquema vacinal ou que ainda não tomaram a vacina bivalente devem se dirigir aos postos de saúde.

Outra medida importante é o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, orienta que aqueles que apresentarem tosse, febre ou outros sinais de gripe procurem atendimento médico e evitem contato com outras pessoas para prevenir a transmissão do vírus. Ela também destacou a necessidade de reforçar cuidados com a higiene das mãos e evitar ambientes fechados e com grande aglomeração, especialmente para idosos, crianças e imunodeprimidos.

Compartilhar em:

Notícias em alta