Hoje é 15 de abril de 2024 04:07
Hoje é 15 de abril de 2024 04:07

Comitiva de Joinville visita prefeitura de Aparecida de Goiânia para conhecer modelo de gestão

Secretários do município sulista, maior cidade de Santa Catarina, se interessaram, particularmente, pelo modelo de gestão implantado no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia, hoje administrado pela Sociedade Israelita Albert Einstein

Uma comitiva de secretários municipais de Joinville, maior cidade de Santa Catarina com cerca de 600 mil habitantes, visitaram Aparecida de Goiânia na manhã desta quarta-feira (11/1) para conhecer ferramentas de gestão implantadas na cidade que melhoram a qualidade dos serviços públicos. Com crescimento populacional, econômico e administrativo expressivo registrado nas últimas décadas, o município goiano tem chamado atenção de outras cidades brasileiras.

O grupo sulista foi recepcionado pelo prefeito Vilmar Mariano e alguns secretários aparecidenses na Cidade Administrativa Maguito Vilela, sede da prefeitura. O secretário da Fazenda de Aparecida, André Luis Rosa, apresentou aos visitantes, resumidamente, as características gerais do município e fez uma exposição dos índices de desenvolvimento.

Um dos fatores que chamaram atenção dos joivilenses foi o processo de pavimentação da cidade. No início da década de 1990 poucas avenidas principais de Aparecida de Goiânia, hoje com cerca de 500 mil habitantes, eram asfaltadas. Atualmente, 74% das vias do município são pavimentadas, segundo a prefeitura. O Produto Interno Bruto (PIB) do município goiano, que cresceu 110% entre 2011 e 2020, também causou impressão satisfatória aos visitantes.

“Estamos trocando experiência com os secretários de Joinville, trazendo boas novas para nossa cidade e também mostrando o que temos de bom”, comentou Vilmar Mariano.

“Aparecida é uma cidade próspera como Joinville e estamos fazendo intercâmbio com cidades referências para que possamos tornar Aparecida ainda mais próspera, melhorando a vida da nossa população”, acrescentou o gestor goiano.

Durante o encontro, Vilmar Mariano esteve acompanhado do ex-prefeito Gustavo Mendanha, do deputado estadual eleito Veter Martins, do procurador-geral do Município, Fábio Camargo, e do secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior.

Modelo de gestão do Hospital Municipal desperta interesse de visitantes

O Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), administrado pela Sociedade Israelita Albert Einstein, despertou particular interesse na comitiva de Joinville durante a reunião. Na cidade catarinense, a administração municipal é gestora do Hospital São José, que tem características semelhantes com a unidade de saúde referência de Aparecida.

Os secretários de Saúde, Andrei Popovski; de Administração e Planejamento, Ricardo Mafra; da fazenda, Flávio Alves, e o diretor-presidente do Hospital São José, Arnoldo Boege, questionaram os anfitriões sobre as ferramentas de gestão utilizadas com objetivo de baixar custos operacionais sem afetar a qualidade do serviço.

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, detalhou que o município investiu em cursos e consultorias de capacitação, adotando programas utilizados em unidades de saúde que são referência.

Uso de tecnologia com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população também foi destacado como fundamental para o sucesso da administração. Os visitantes conheceram, ainda, de maneira geral o projeto Cidade Inteligente e visitaram o Centro Integrado de Tecnologia, localizado no complexo da Cidade Administrativa.

“O município de Joinville e o município de Aparecida de Goiânia são de porte semelhante. Para nós é muito importante fazer essa troca de experiência e conhecimento”, disse Andrei Popovski.

“Na área da saúde, Aparecida tem algumas propostas interessantes no tocante ao modelo de gestão do hospital da cidade. Buscamos soluções para que os dois municípios possam avançar de forma conjunta”, destacou o secretário de Saúde de Joinville ao final da reunião.

Após o encontro no gabinete do prefeito Vilmar Mariano, os secretários catarinenses visitaram as instalações do HMAP, onde conheceram melhor o modelo de gestão implantado. A visita da comitiva foi guiada pelo diretor da unidade, Felipe Piza, e pelo secretário de Saúde, Alessandro Magalhães. Os visitantes elogiaram a estrutura física, equipamentos e metodologia de trabalho adotada na unidade de saúde.

Compartilhar em:

Notícias em alta