Hoje é 21 de fevereiro de 2024 04:44
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 04:44

Detran-GO já oferece sistema de venda on-line de veículos por meio digital

Mudança acaba com a necessidade de motorista reconhecer firma em cartório ou assinar contrato em papel, tornando a transação mais rápida e segura

A partir desta segunda-feira (22/5) os donos de veículos podem fazer transação comercial de forma online por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A mudança só foi possível após a adesão do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) à venda digital, que elimina a necessidade de reconhecer firma em cartório ou assinar contrato em papel.

O CDT permite a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador, a partir da comunicação automática da venda por meio do aplicativo. Isso após a autorização do Detran de registro do veículo.

No final do processo, ambos recebem do Sistema do RENAVAM (SENATRAN) por e-mail: Transferência de veículo (XXX9X99) concluída com sucesso.

“É mais uma facilidade para os usuários do Detran Goiás. Temos trabalhado duramente para reduzir a burocracia no órgão e a venda digital irá contribuir muito para isso, além de ser um sistema seguro para os motoristas”, afirma o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir. O aplicativo está disponível no App Store e Google Play.

A facilidade está disponível para proprietários e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e. 

O Detran informa ainda que para consolidar a venda é importante que o novo proprietário compareça ao órgão para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.

Compartilhar em:

Notícias em alta