Hoje é 16 de setembro de 2024 07:03

Dr. Wallisson Freitas, do partido Podemos, é eleito prefeito de São Simão

Mais de 9 mil eleitores do município do sul goiano foram às urnas neste domingo para escolher seus novos representantes para a prefeitura, atendendo determinação do Tribunal Superior Eleitoral que cassou a chapa do prefeito eleito em 2020
Dr. Wallisson Freitas e a vice-prefeita eleita, Eliana Leonel Almeida, contaram com apoio do deputado federal Glaustin da Fokus // Foto: Divulgação

O candidato Wallisson José de Freitas, conhecido como Dr. Wallisson Freitas, do partido Podemos, venceu a disputa para o cargo de prefeito de São Simão, cidade da região sul de Goiás, em eleição suplementar realizada neste domingo (3/9) pela 97ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO). Ele com 48,75% dos votos. Eliana Leonel Almeida, do mesmo partido, foi eleita vice-prefeita.

Os candidatos Lucas Barbosa Vasconcelos (União Brasil) e Jane Guimarães Vilarinho (PDT) tiveram, respectivamente, 45,33% e 5,92% dos votos. Os eleitos exercerão os mandatos até 31 de dezembro de 2024.

A determinação da realização de novas eleições majoritárias (somente para prefeito e vice-prefeito) no município se deu mediante decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos autos do Recurso Especial Eleitoral nº 0600831-43.2020.6.09.0097. Com a decisão do TSE, foram cassados os diplomas de Francisco de Assis Peixoto e Fábio Capanema de Souza, eleitos em 2020, respectivamente, como prefeito e vice-prefeito do município.

De acordo com o TRE/GO, entre os 13.655 eleitores aptos a votar, compareceram 9.186, totalizando uma abstenção de 32,31%. Os votos nulos somaram 3,82% e os brancos, 1,86%. A eleição ocorreu entre 8h e 17h. Foram registrados cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), sendo um por perturbação dos trabalhos eleitorais e quatro por prática de boca de urna.

Na campanha, Dr. Wallisson Freitas contou com apoio presencial do deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos), que fortalece seu grupo político na região.

Compartilhar em:

Notícias em alta