Hoje é 25 de fevereiro de 2024 14:36
Hoje é 25 de fevereiro de 2024 14:36

Embaixadora da Finlândia vislumbra possibilidade de parcerias com Governo de Goiás

Em encontro no Palácio das Esmeraldas com o governador Ronaldo Caiado, comitiva do país nórdico apresentou ideias de ações conjuntas com o estado de Goiás na área de tecnologia, a partir da multinacional Nokia
Governador Ronaldo Caiado recebe embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko: busca por parcerias e desenvolvimento comum // Fotos: Wesley Costa

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (11/10) no Palácio das Esmeraldas, a embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, disse que o país do norte europeu está disposto a promover ações conjuntas com o estado de Goiás, especialmente na área educacional.

“Nós pensamos que podemos fazer mais, se tivermos um trabalho em parceria. E aqui em Goiás, as políticas públicas que vocês estão fazendo são muito parecidas com as da Finlândia, com enfoque na educação”, disse.

O grupo liderado pela embaixadora foi recebido pelo governador Ronaldo Caiado, que demonstrou interesse nos projetos apresentados pelo governo Finlandês.

“Uma visita muito produtiva no sentido de buscar parcerias com o que eles têm de mais avançado na área de tecnologia e inovação”, observou.

De acordo com a embaixadora, a Finlândia pode se aproximar de Goiás em diversas áreas.

“Queremos colaborar com as áreas econômica e empresarial, mas também na pesquisa, educação superior e informação. Vemos muitas oportunidades”, pontuou.

Integram a comitiva dirigentes da Nokia, multinacional reconhecida no setor de telefonia, que também atua no desenvolvimento de sistemas e infraestrutura de redes de comunicação. No encontro, a empresa apresentou ao governo goiano um projeto de cidade digital, com inteligência integrada.

Rodrigo Michel, diretor de Desenvolvimento de Negócios para o Setor Público da Nokia, exemplificou projetos voltados para aumentar a conectividade na segurança pública, interligando as áreas de comunicação, além da área de transportes, com o uso de ônibus elétricos.

Outro ponto, destacado por Michel, é a possibilidade do trabalho em conjunto da multinacional com o HUB Goiás, ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Queremos trazer um processo de conexão com a Bell Labs [empresa de pesquisa industrial e desenvolvimento científico, subsidiária da Nokia], uma parceria entre plataformas e aplicativos”, que, segundo ele pode acelerar o processo de startups dentro do estado.

Tecnologia para auxiliar produção agrícola

A embaixadora fez questão de destacar que as áreas de interesse no Estado não se limitam: “Temos interesse não só nas áreas de digitalização, mas também na mineração, agro-tech, setor florestal e educação”.

Para o diretor de Vendas da Vaisala (Empresa Finlandesa de Medição Ambiental e Industrial), Marcos Porto, outra área que pode ser útil ao Estado é o avançado conhecimento meteorológico que o país europeu possui e que pode auxiliar a produção agrícola goiana.

“Podemos criar parcerias com o Estado para o avanço da produção no campo. Temos sensores meteorológicos que podem auxiliar no monitoramento do clima, que é tão importante para o agro”, citou.

O governador goiano reforçou que está aberto a parcerias e colocou todo o secretariado à disposição da comitiva: “Tenho todo interesse. Quantas vezes for necessário, meus secretários e eu estaremos presentes. Estou totalmente aberto e estimulado para ter a Finlândia como parceira”.

Compartilhar em:

Notícias em alta