Hoje é 24 de maio de 2024 08:00
Hoje é 24 de maio de 2024 08:00

Mutirão leva benefícios a moradores da Vila Maria e região

Força-tarefa está nas ruas e faz manutenção nos bairros; na sexta (15) e sábado (16), serão feitos atendimentos diretos à população na Escola Adelino Ariane
Frente de serviços foi lançada na segunda-feira pelo prefeito Vilmar Mariano dentro do 42º Mutirão de Aparecida: “Estarei aqui com meu gabinete de rua para entender as demandas dos moradores” // Fotos: Rodrigo Estrela

A região da Vila Maria recebe durante esta semana uma força-tarefa da Prefeitura de Aparecida com mais de 100 serviços, entre eles de manutenção em ruas, avenidas, canteiros centrais e na iluminação pública. O trabalho é feito dentro do 42º Mutirão de Aparecida, lançado nesta segunda-feira (11) pelo prefeito Vilmar Mariano.

“Estarei aqui durante esta semana com meu gabinete de rua para entender as demandas dos moradores e acompanhar os serviços in loco”, garantiu o prefeito, que estava acompanhado de secretários municipais e do deputado estadual Veter Martins (PRD).

Na primeira edição do programa neste ano, o mutirão alcançará também os setores Cândido de Queiroz, Mont Serrat, Jardim Bonança, Parque Santa Cecília e Parque América, beneficiando 40 mil moradores, direta e indiretamente.

As equipes das secretarias de Desenvolvimento Urbano; de Infraestrutura; Saúde; e de Mobilidade e Trânsito já estão nas ruas prestando serviços como roçagem de lotes baldios, poda de árvores, troca de lâmpadas dos postes, varrição de ruas, operação de tapa-buraco e limpeza de bocas de lobo. E ainda: pintura de meio-fio, recolhimento de entulho e pneus velhos (no combate ao mosquito da dengue) e revitalização da sinalização de trânsito vertical e horizontal.

A prioridade, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha, é roçar os lotes baldios.

“Aproveito para dizer que precisamos do apoio da população porque muitos desses lotes são particulares, e, principalmente agora no período chuvoso, temos que prevenir os focos de dengue”, destacou.

A vereadora Camila Rosa (PSD) afirma que a região da Vila Maria é densamente povoada. E ressaltou: “Esse mutirão é muito importante para a valorização da região”.

O suplente de vereador Souza, líder comunitário da região, agradeceu pela força-tarefa: “Tem muitos benefícios chegando nessa região, e estamos muito gratos.”

Mais de 100 serviços públicos na 6ª-feira e sábado

O secretário de Ação Integrada (pasta que coordena o mutirão), Chanter Lane Pereira, conclama os moradores para usufruir dos atendimentos diretos nesta sexta (15), das 8h às 15h, e no sábado (16), das 8h às 13h, na Escola Municipal Adelino Ariane, na Vila Maria. A população terá acesso a mais de 100 serviços públicos.

Os moradores poderão fazer consultas e exames oftalmológicos; carteira de identidade (para pessoas com 14 anos ou mais); consulta com dentista; encaminhamento para emprego; cadastro no Bolsa Família e em outros programas do Governo Federal; vacinação contra Covid e outras doenças; orientações jurídicas; e emissão de guias de IPTU, entre outros serviços.

“Você, morador, não perca essa oportunidade. A Prefeitura de Aparecida está trazendo para perto da sua casa muitos serviços que, no dia a dia, demandariam deslocamento. No mutirão, tudo é pensado para a sua conveniência”, disse Chanter.

Castração de cães

Júlio Lemos, coordenador do Mutirão de Aparecida, explica o passo a passo para os tutores interessados na castração de cães. Esse é um dos serviços mais requisitados na força-tarefa. O cadastro e a distribuição de senhas ocorrerão nesta terça (12), das 14h às 17h, na Escola Municipal Adelino Ariane (Av. Odorico Neri, 578, Vila Maria).

“É importante comparecer nesse dia com os documentos pessoais e o comprovante de endereço. A castração, desde que foi implementada no mutirão, sempre teve uma procura muito grande”, revela Júlio.

Presenças – Realizado na Avenida Amendoeiras, no Parque América, o lançamento do 42º Mutirão de Aparecida reuniu também os vereadores Isaac Martins, líder do prefeito da Câmara Municipal; Roberto Chaveiro, Marcos Miranda e Sandro Oliveira.

Compartilhar em:

Notícias em alta