Hoje é 22 de fevereiro de 2024 03:47
Hoje é 22 de fevereiro de 2024 03:47

Siamesa separada em hospital, Valentina piora e está em quadro gravíssimo

Valentina piora e está em quadro gravíssimo De acordo com o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, criança passou por uma broncoscopia de urgência após ter piora na ventilação mecânica e, com isso, teve melhora na capacidade respiratória

A siamesa que foi separada em hospital de Goiânia Valentina piorou, na noite deste domingo (15/1), e o quadro evoluiu para gravíssimo, segundo o boletim médico. Apesar do estado em que se encontra, o boletim médico explicou que ela ficou estável após os novos procedimentos feitos pela equipe.

De acordo com o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), Valentina passou por uma broncoscopia de urgência após ter piora na ventilação mecânica e, com isso, teve melhora na capacidade respiratória.

Neste domingo, Valentina também teve febre e  os médicos precisaram aumentar a quantidade de medicamentos para melhora do controle da pressão arterial. 

Já a irmã, Heloá, segue em estado grave e estável, além de estar em desmame da sedação para acordar.

As irmãs Valentina e Heloá estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ainda respiram por meio de aparelhos. Elas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias e passaram por cirurgia de separação de corpos na quarta-feira (11/1).

Na sexta-feira (13/1), o cirurgião pediatra Zacharias Calil explicou que Heloá, que é a gêmea de menor estatura, apresentava um melhor estado de recuperação.

No mesmo dia, as gêmeas voltaram a se alimentar pelas veias. O médico, que coordenou a equipe de profissionais que fez o procedimento cirúrgico, também ressaltou que o objetivo é que com a alimentação intravenosa o organismo das gêmeas seja fortalecido para que elas possam passar por outra cirurgia. 

A próxima cirurgia é de “aproximação da pele e enxerto” e deve fechar a região abdominal.

Compartilhar em:

Notícias em alta