Hoje é 24 de maio de 2024 07:22
Hoje é 24 de maio de 2024 07:22

Veja o que abre e o que fecha no feriadão em Goiás e Grande Goiânia

Bancos e comércio em geral não abrem na sexta-feira enquanto maioria dos órgãos públicos fecham as portas a partir de quinta-feira, com exceção dos serviços considerados essenciais e de emergência
Com decretação de ponto facultativo, maioria órgãos públicos que não realizam serviços essenciais fica fechada de quinta-feira a domingo, retornando na segunda-feira; Vapt Vupt atendem no sábado // Foto: Sead

Devido ao feriado de Sexta-feira Santa no dia 29 de março, empresas privadas, centro de compras e órgãos e departamentos do serviço público têm horários de funcionamento alterados. Os bancos não abrem na sexta-feira e algumas áreas de atendimento de prefeituras e governos estadual e federal encerraram as atividades ao público ainda na quarta-feira (27).

Nas repartições públicas do Estado haverá alterações no funcionamento nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/3) em decorrência do feriado prolongado da Páscoa, com o decreto de ponto facultativo na quinta, véspera do feriado da Sexta-feira Santa. As mudanças não impactam os órgãos que desenvolvam atividades consideradas essenciais e de urgência e emergência, como unidades de saúde, policiamento, bombeiros, arrecadação e fiscalização. Confira como ficam os atendimentos nos órgãos estaduais:

Vapt Vupt

As agências Vapt Vupt em todo o estado funcionam em horário especial, das 8h às 13h nesta quinta-feira (28). Já na sexta-feira (29), todas as agências estarão fechadas. No sábado (30), as unidades instaladas em Goiânia – exceto Praça Cívica e Bougainville – e Aparecida de Goiânia terão expediente normal para o dia, das 8h às 13h. As demais unidades do estado não possuem expediente no final de semana.

AGR

A Agência Goiana de Regulação (AGR) manterá durante o feriado prolongado o atendimento aos usuários dos serviços de saneamento básico, energia elétrica, transporte intermunicipal de passageiros, terminais rodoviários e outros bens desestatizados pelos seus canais eletrônicos (e-mail: ouvidoria@agr.go.gov.br e site: www.agr.go.gov.br/ouvidoria).

Ceasa

As Centrais de Abastecimento de Goiás funcionarão normalmente, sendo que o mercado (Galpões e Mercado do Produtor) segue o horário habitual, das 4h da manhã às 14h, em todos os dias do feriado prolongado, com exceção de domingo (31) em que a Ceasa habitualmente não abre. Já as áreas administrativas iniciam o recesso na quinta-feira (28) e retornam suas atividades na segunda-feira (1º).

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás e as Ciretrans ficarão fechados até 8h de segunda-feira.

Procon

Seguindo o decreto do governo estadual, não haverá expediente na sede do Procon Goiás nos dias 28 e 29 de março. Durante o feriado, os consumidores poderão registrar suas reclamações somente pela internet, por meio da plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

Saneago

Mesmo durante o feriado, equipes da Companhia Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) vão manter os trabalhos operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido, com suporte 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site www.saneago.com.br.

Serviços especiais

O Banco de Sangue do Hugol estará fechado na Sexta-feira Santa e funcionará normalmente no sábado (30/03), das 7 às 12 horas. O Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) do Hemu estará fechado na quinta e sexta-feira. O Banco de Leite Humano (BLH) funcionará normalmente na quinta-feira e ficará fechado na Sexta-Feira Santa.

Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo nos dias 28 e 29 de março. Assim, atendimento da administração municipal serão suspensos na quinta e na sexta-feira. Serviços de urgência e emergência médica, de segurança pública, coleta de lixo e trabalhos de limpeza e jardinagem de ruas funcionam em regime de plantão.

Atende fácil

Não haverá atendimento nas unidades do Atende Fácil na quinta (28) e sexta-feira (30).

Saúde

Todas as unidades de urgência e emergência funcionarão normalmente, 24 horas.

Centro de zoonoses

Realizá atendimentos em regime de plantão para ocorrências com animais agressivos. O serviço poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130.

Proteção à mulher

A Casa Abrigo Sempre Viva, que recebe mulheres vítimas de violência, funcionará 24 horas durante todo o feriado. Para utilizar os serviços da unidade é preciso ter encaminhamento de alguma das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Comurg

Serviços essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção e ajardinamento serão realizados normalmente. É possível solicitar a execução de serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou pelo WhatsApp da Comurg (62) 98555-8555.

Fiscalização ambiental

O atendimento normal por meio de plantão fiscal que atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.

Guarda municipal

Equipes realizarão atendimento normalmente. Em casos suspeitos, é possível acionar a GCM pelo telefone 153.

Transporte coletivo

Na quinta-feira (28), as linhas do transporte coletivo circulam normalmente. Já na sexta (29), os ônibus circularão com número de viagens reduzidos. No sábado (30) e domingo (31), as linhas vão circular no o mesmo padrão de outros finais de semana.

Zoológico e Mutirama

Funcionamento normal durante todo o feriado prolongado. O Mutirama funciona de quinta-feira (29) a domingo (31), das 10h às 16h. Já o Zoológico receberá público de quarta-feira (28) a domingo(31), das 8h30 às 17h.

Região da 44

Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44) informou que, na sexta-feira (29), lojas, galerias e shoppings da Região da 44 estarão fechados.

Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia também decretou ponto facultativo na quinta-feira (28). Assim, atendimentos nas áreas administrativas da esfera municipal serão interrompidos na quarta (27) e retomados na segunda (1).

Já as áreas de emergência e internação funcionarão normalmente em todas as unidades de saúde. O setor de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não realizarão atendimento na quinta (28) e sexta-feira (30), mas a aplicação de vacinas será retomada no sábado a partir das 8h, na Central de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro). As outras unidades voltam a ofertar imunizantes na segunda-feira (1).

Outros serviços

O comércio, de forma geral, fecha as portas na quinta-feira, retornando no sábado como habitual, porém muitas lojas podem fechar no sábado, emendando o feriado de sexta-feira. Os shoppings, no entanto, devem funcionar todo o fim de semana, incluindo a sexta-feira, em horários especiais.

Correios

De acordo com nota divulgada pelos Correios, não haverá atendimento nas agências na sexta-feira (29). No sábado, as agências que rotineiramente abrem irão realizar entregas e atender normalmente.

Bancos

A Associação de Bancos (Asban) informou que as agências funcionarão normalmente na quinta-feira (28), mas que na sexta-feira (29) não haverá atendimento.

Compartilhar em:

Notícias em alta