Hoje é 18 de junho de 2024 07:08
Hoje é 18 de junho de 2024 07:08

Prefeito Vilmar Mariano entrega viaturas à Guarda Civil e anuncia ações para segurança pública

Durante evento, prefeito disse ao PORTAL NG que sabe o que a Guarda precisa e que determinou a realização de um estudo para elaborar o plano de cargos e salários para a GCM, principal reivindicação da categoria
Prefeito Vilmar Mariano durante evento de valorização da Guarda Civil Municipal: “Estamos com a mesma pegada do nosso governador Ronaldo Caiado: se o bandido quiser viver em Aparecida, ele tem que mudar de profissão” // Fotos: Rodrigo Estrela

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, e o secretário Municipal de Segurança Pública, Tales de Castro, entregaram nesta segunda-feira (9/10) 20 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal. No evento, realizado no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, o prefeito também sancionou a lei que institui o Programa Jornada Especial em Segurança, que regulamenta o pagamento de trabalho para os guardas fora da escala regular.

Na ocasião, o prefeito Vilmar anunciou assinatura da lista de promoção para inspetores 1, 2 e 3 e o pagamento das horas extras do mês de maio para os guardas que trabalharam no Aparecida é Show. E informou ainda que enviará à Câmara o projeto que cria o Fundo Municipal de Segurança e elaboração do projeto para edificação de um novo quartel da GCM e o prédio da Patrulha Maria da Penha.

“Esse investimento é só um pouco do que estamos fazendo pela Guarda Civil. Quem ganha é a população do município com mais segurança e os guardas civis, que passam a ter melhores condições de trabalho”, afirmou Vilmar Mariano.

As novas viaturas, modelo Renault Duster 1.3 turbo, foram adquiridas com recursos destinados, via emendas impositivas, pelo deputado estadual Karlos Cabral (PSB), deputados federais Rubens Otoni (PT), Marussa Boldrin (PMDB), Ismael Alexandrino (PSD), do senador Jorge Kajuru (PSB) e do ex-deputado federal Alias Vaz (PSB), secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Além de ajudar no patrulhamento da cidade, a GCM é responsável pela segurança em prédios públicos como escolas e unidades de saúde.

O secretário Tales de Castro reforçou que Aparecida merece uma Guarda Civil equipada e preparada para enfrentar os desafios diários: “É um pacote de investimentos que demonstra que a Guarda Civil está sendo valorizada para termos uma cidade cada vez mais segura”, destacou.

 “As novas viaturas vão dinamizar o trabalho da Guarda, a melhoria da autoestima da corporação e as equipes terão melhores condições para deslocamento e eficiência na qualidade do serviço prestado”, disse o secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Roberto Cândido (GGIM), que reúne as forças de segurança pública e órgãos fiscalizadores.

“Investimento melhora atendimento à nossa população’

Para o comandante da Guarda Civil, inspetor Weber Junior, a nova frota de veículos vai possibilitar mais eficiência, qualidade e agilidade.

“Estamos recebendo hoje novas viaturas e valorização dos serviços operacionais com empenho de atos administrativos para o guarda civil. Esse investimento com certeza dará melhor resultado no atendimento à segurança pública para nossa população”, afirmou.

“Com toda certeza o fortalecimento da Guarda Civil é sinônimo de mudança, investimento, valorização e defesa da população. Cuidar da segurança da cidade é muito importante e eu estarei sempre junto para trazer recursos e conquistas de novas emendas”, afirmou o deputado estadual Karlos Cabral (PSB).

O vereador Willian Panda (PSB) também destacou a importância da iniciativa. “A valorização dos guardas civis é uma evolução. A Guarda será outra depois desse momento. Tem não só investimentos, mas mudando toda política e a legislação. Isso tudo hoje corrobora para que a nossa cidade seja melhor”, concluiu o parlamentar.

‘Bandido ou muda de profissão ou muda de Aparecida’

Durante o evento, Vilmar Mariano falou com a reportagem do PORTAL NG sobre o trabalho da Guarda Civil Municipal e disse que determinou a realização de um estudo para elaborar o plano de cargos e salários para a categoria. Segundo o prefeito, isso é o que eles mais esperam.

“Temos um contato muito direto com a Guarda, não precisamos de sindicato, de ninguém para tratar de assuntos pertinentes à Guarda, nós sabemos o que a Guarda precisa, nós vamos resolver o que a Guarda precisa”, afirmou Vilmar.

O prefeito teceu elogios à GCM, dizendo que a corporação faz “um trabalho de segurança maravilhoso”.

“Estamos com a mesma pegada do nosso governador Ronaldo Caiado. Se o bandido quiser viver em Aparecida, ele tem que mudar de profissão; ou muda de profissão ou muda de Aparecida”, finalizou, reproduzindo o bordão do governador goiano.

Compartilhar em:

Notícias em alta