Hoje é 29 de novembro de 2023 12:45
Hoje é 29 de novembro de 2023 12:45

Presidente do TJGO assina ordem de serviço para construção do novo fórum de Aparecida de Goiânia

Presente na solenidade, o prefeito Vilmar Mariano disse que se tratar de um dia especial para a cidade, porque a obra vai possibilitar, em breve, a expansão da oferta de serviços do Tribunal de Justiça de Goiás no município
Construção do novo fórum da comarca de Aparecida de Goiânia será feita pela empresa Porto Belo, ganhadora da licitação: orçado em R$ 104 milhões, prédio irá abrigar 15 unidades judiciárias e será construído em área doada pela prefeitura // Foto: TJGO

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, assinou na tarde desta quinta-feira (19/10) a ordem de serviço para a construção do novo fórum da comarca de Aparecida de Goiânia pela empresa Porto Belo, ganhadora da licitação. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Presidência do TJGO e contou com a presença do vice-presidente do Poder Judiciário goiano, desembargador Amaral Wilson, e do corregedor-geral de Justiça, desembargador Leandro Crispim.

O terceiro fórum da cidade será construído em área doada pelo município na Avenida Dona Maria Cardoso, Bairro Jardim Luz, na região do Cruzeiro do Sul. Segundo o projeto do TJGO, o prédio terá nove pavimentos e a construção está orçada em R$ 104 milhões.

Os mais de 20 mil metros de área construída irão abrigar 15 unidades judiciárias, sendo três por pavimento, além dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, com previsão de 21 salas de conciliação, Sala de Depoimento Especial e Equipe Interprofissional e salas administrativas. Ainda de acordo com o projeto, o novo fórum contará com seis elevadores, auditório para 176 pessoas e ainda 169 vagas de estacionamento.

Na ocasião, o presidente Carlos França foi agraciado com o título de Cidadão Aparecidense. A honraria foi proposta e entregue pelo prefeito Vilmar Mariano e pelo vereador Arnaldo Leite, que na ocasião representava o presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador André Fortaleza.

Segundo o chefe do Judiciário goiano, o momento é bastante especial, “por um lado pela finalidade tão necessária e relevante para a comarca de Aparecida de Goiânia e, por outro, pelo recebimento do título de Cidadão Aparecidense, que recebo com muita honra e orgulho”, destacou, agradecido, o desembargador Carlos França.

O presidente Carlos França explicou que “magistrados e outros integrantes do sistema de justiça, em conjunto com representantes da sociedade local, apresentaram a demanda por um novo fórum na comarca e muitos passos foram dados para o início desta obra”, salientou, ao ressaltar que o tamanho do prédio é condizente com a necessidade dos serviços da comarca de Aparecida de Goiânia.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Subseção de Aparecida de Goiânia, Sebastião Justo Neto, na ocasião representando o presidente da OAB-GO, Rafael Lara, parabenizou a atual administração do Poder Judiciário goiano, na figura do desembargador Carlos França.

“A comarca de Aparecida vai oferecer ao jurisdicionado local maior facilidade para o acesso à justiça”, destacou Sebastião Justo Neto.

“A atual gestão do TJGO tem se destacado por avanços em tecnologia, aprimoramento da prestação dos serviços judiciais e expansão de comarcas que demandavam ampliação, refletindo muito positivamente no trabalho da Defensoria Pública estadual”, destacou o defensor público William Abreu de Amorim Júnior, que representou na solenidade o defensor público-geral do Estado de Goiás, Thiago Gregório Fernandes.

Conforme o vereador Arnaldo Leite, “Aparecida é a cidade que mais cresce no Brasil, e com o crescimento do município surge também o aumento das demandas, que tem sido prontamente respondidas, de forma especial pelo Poder Judiciário goiano”, elogiou o vereador, ao ressaltar que, enquanto representante da Câmara dos Vereadores, se sente honrado em fazer parte deste importante momento para o município.

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção do novo fórum da comarca de Aparecida de Goiânia diversos magistrados e representantes da empresa responsável pela construção Porto Belo, além de outras autoridades.

Dia especial, porque vamos expandir a oferta de serviços judiciários no município’

Durante a solenidade, o prefeito Vilmar Mariano pontuou que as tratativas para construção do fórum começaram na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela. Naquela época, Vilmar era vereador e junto com os demais parlamentares ajudou aprovar o projeto de doação do terreno. Lembrou ainda que a cidade cresceu nos últimos anos e, por isso, precisa expandir os serviços judiciários.

“Fico feliz em ter participado do processo de doação e igualmente por participar desta solenidade de assinatura para início das obras do novo fórum. Hoje, sem dúvida, é um dia especial para nossa cidade, porque vamos, em breve, expandir a oferta de serviços do Tribunal de Justiça de Goiás em nosso município”, disse Vilmar Mariano, que na solenidade estava acompanhado da primeira-dama, Sulnara Santana e do procurador-geral do Município, Fábio Camargo.

O presidente do TJGO sublinhou a importância socioeconômica de Aparecida de Goiânia no cenário regional e agradeceu às autoridades municipais pela doação do terreno.

“A comarca, que já possuiu outros dois fóruns cíveis, terá ainda mais serviços do Poder Judiciário. Trabalhamos para tornar a justiça cada vez mais acessível e, para isso, estamos aumentando a capacidade de atendimento em todo Estado de Goiás”, frisou.

Representante de Aparecida de Goiânia na Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado estadual Veter Martins agradeceu o TJGO pela construção do novo fórum e reforçou que a unidade representa o respeito que a instituição tem pela cidade.

“Acompanhei todo processo para que fosse possível realizar essa obra e também agradeço todos que participaram. A população de Aparecida, sem dúvida, vai ter mais acesso aos serviços judiciários em menor tempo”, disse.

Compartilhar em:

Notícias em alta