Hoje é 19 de julho de 2024 21:05
Hoje é 19 de julho de 2024 21:05

Rogério Cruz anuncia projeto de requalificação e incentivos fiscais para bairro de Campinas

Secretaria Municipal de Finanças realiza estudo para também levar à região benefícios fiscais aplicados ao Centro e, desta forma, dar mais qualidade ao tradicional bairro berço da Capital
Rogério Cruz anuncia projeto de requalificação para Campinas durante transferência simbólica da capital para bairro: “Estamos trabalhando na manutenção de todo setor” // Fotos: Jucimar de Souza

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, anunciou nesta sexta-feira que projetos de requalificação e de incentivos fiscais do Centro da cidade serão futuramente estendidos para Campinas. O anúncio foi feito durante assinatura da transferência simbólica da capital do Estado para o setor, em comemoração ao aniversário de 213 anos do bairro, berço da capital.

Durante as comemorações, a prefeitura designou uma força-tarefa tarefa da Companhia Metropolitana de Urbanização (Comurg) para realizar serviços de manutenção na região.

“Nós já temos um projeto muito adiantado de requalificação do Centro de Goiânia. Esse projeto vai se estender ao Setor Campinas, como também ao Setor Vila Nova. Já iniciamos o processo”, afirmou Rogério Cruz.

Ainda segundo o prefeito, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) realiza estudos para ampliar os incentivos fiscais para a requalificação do Centro e posteriormente para Campinas.

O prefeito também destacou os investimentos que o município realizou no bairro de Campinas, como reforma da Praça Joaquim Lúcio, uma das mais tradicionais do setor.

“Estamos trabalhando na revitalização desse setor tão importante para a nossa Goiânia. Já revitalizamos a Praça Joaquim Lúcio e a Praça da Igreja Matriz. Trocamos a iluminação no Parque Campininha das Flores, realizamos reformas na estrutura, e agora estamos trabalhando na manutenção de todo setor”, enumerou.

No sábado (1/7), a prefeitura iniciou a revitalização da Praça Joaquim Lúcio, localizada no coração de Campinas, na Avenida 24 de outubro. A renovação inclui serviços como a reforma do kit brinquedos, reparos nos 20 bancos de madeira espalhados pelos espaços de convivência e a substituição de 14 lixeiras. Também são plantadas 14 mudas de palmeiras e 120 mudas de flores ornamentais, e substituída toda a área de gramado, de 1.260 metros quadrados.

A força-tarefa da Comurg conta com frentes de serviços de varrição, rastelação, despraguejamento e catação nas ruas, entorno de escolas, praças e feiras livres do bairro.

Transferência simbólica da capital

Como já se tornou tradição, a Câmara Municipal de Goiânia realizou na manhã desta sexta-feira uma sessão solene em homenagem ao aniversário de 213 anos de Campinas, ocasião em que também foi assinada a transferência simbólica da capital. A proposta é do líder do prefeito no Legislativo, o vereador Anselmo Pereira, assinada em conjunto com o vereador Geverson Abel.

“Nesse sentido, eu faço um agradecimento muito especial ao nosso prefeito Rogério Cruz. Ele tem um olhar diferenciado para este bairro, considerando que Campinas é a mãe geradora do município de Goiânia. Abdicou de ser um município para ser a base de sustentação dessa cidade tão promissora, tão dinâmica e viva que é a cidade de Goiânia”, afirmou Pereira.

O vereador Geverson Abel destacou a “tenacidade do povo de Campinas e a importância desse apoio para a construção da capital”.

“Daqui saíram grandes homens para a história de Goiás”, disse.

Em seguida, antigos moradores do bairro foram homenageados pela Câmara Municipal. O prefeito Rogério Cruz entregou as medalhas e diplomas ao lado dos vereadores Anselmo Pereira e Geverson Abel.

História – O Setor Campinas é a extinta cidade de Campininha das Flores. Até 1933, então com 123 anos, era sede municipal com grande extensão de terras. A cidade foi escolhida como local para construção da nova capital de Goiás por Pedro Ludovico Teixeira. Em 1935, com o decreto que criou oficialmente o município de Goiânia, Campinas passou a ser bairro. O setor é essencial para o projeto de desenvolvimento político e econômico do Estado. Atualmente, Campinas se destaca no âmbito do comércio varejista e atacadista.

Compartilhar em:

Notícias em alta